Cristina (Flávia Alessandra) é uma das personagens mais marcantes de Alma Gêmea, novela que ganha nova reprise no Vale a Pena Ver de Novo, da Globo. A vilã é completamente obcecada em se casar com Rafael (Eduardo Moscovis), nutrindo, desde o início, uma inveja doentia por sua prima Luna (Liliana Castro), que é o grande amor do protagonista.
A história começa com Cristina já pondo em prática os seus golpes sujos, tentando roubar as joias da família de Luna com a ajuda do bandido Guto (Alexandre Barillari). Porém, o assalto tem um desfecho trágico, quando Luna acaba levando um tiro do bandido e morre.
Aproveitando a oportunidade, Cristina entra na vida de Rafael como sua governanta e tenta conquistá-lo a todo custo, mas seus esforços não dão certo. É aí que surge Serena (Priscila Fantin), a reencarnação de Luna, que se apaixona imediatamente por Rafael. Os dois redescobrem o amor juntos, o que provoca a ira de Cristina, que conta com o apoio da sua mãe, Débora (Ana Lúcia Torre).
Cristina tem final macabro
Assim, a vilã volta a tramar, dessa vez para afastar Rafael de Serena. Na reta final da trama, Cristina até consegue atingir seu objetivo, chegando a se casar com Rafael, mas o mocinho acaba descobrindo toda a verdade sobre suas manipulações e a morte de Luna.
Veja mais: notícias de Alma Gêmea
Desmascarada, Cristina tem um verdadeiro surto, chegando a sequestrar Serena, mas Rafael tenta salvar o seu grande amor. É nesse momento que a vilã perde o controle e chega a atirar contra a mocinha, mas acaba acertando Rafael, que se coloca à frente da amada para protegê-la. Serena, que não pode viver longe da sua alma gêmea, acaba tendo um infarto fulminante logo depois e morre ao lado dele.
As maldades de Cristina, no entanto, não ficam impunes e ela terá de acertar as contas com o mundo espiritual. A megera passa a ter alucinações e delírios, enquanto a casa de Rafael é destruída por um incêndio.
Porém, ela se agarra às joias, e no final, um demônio surge em meio ao fogo e a leva para dentro de um espelho, que se quebra na sequência, fazendo a vilã ficar presa no inferno para sempre.