Na novela Renascer, Buba (Gabriela Medeiros) descobrirá tarde demais sobre a morte de José Venâncio (Rodrigo Simas) — mais especificamente depois que o personagem já tiver sido enterrado. Desesperada e chocada com o acontecimento, ela atacará José Augusto (Renan Monteiro) após descobrir o acontecido, afirmando que ele poderia ter salvado o irmão.
O personagem irá ao apartamento da cunhada para dar a notícia a ela pessoalmente. Buba estará impaciente com o fato de o amado não responder às suas mensagens, achando até que ele mandou o irmão ao local por não ter coragem de acabar com a farsa da gravidez.
Será nesse contexto que José Augusto preparará terreno para revelar o acontecimento: “Aconteceu uma tragédia. Você precisa ser forte. Depois que vocês conversaram, Venâncio fugiu… Pegaram ele na estrada! Eles tavam indo pra Ilhéus”, dirá ele.
Veja também — Revoltado, João Pedro arma vingança contra os assassinos de José Venâncio
“João Pedro [Juan Paiva] estava conduzindo o carro e José Venâncio no banco do passageiro. Eles estavam conversando, quando uma bala atingiu o para-brisa”, continuará ele, que verá Buba pedir para que ele fale logo o que aconteceu com o seu amado.
“Venâncio não resistiu ao ferimento. O Venâncio morreu, Buba…”, falará o médico, que segurará a cunhada para ela não cair. Após desmaiar, ela acusará Augusto de não ter feito nada e até mesmo desconfiará que possa ser tudo uma farsa dos dois.
“Não é história, Buba! Meu irmão morreu! José Venâncio está morto… Tá me ouvindo? Morto!”, frisará Augusto, que explicará que, como a bala perfurou o pulmão e o irmão perdeu muito sangue, não havia nada que pudesse ser feito para salvá-lo.