O espírito de Maria Santa (Duda Santos) tem aparecido frequentemente em Renascer e na fazenda da sua família. No entanto, as visitas não são feitas apenas para trazer tranquilidade ou conforto, já que a mulher passa a travar uma guerra indireta com Mariana (Theresa Fonseca), a atual esposa de José Inocêncio (Marcos Palmeira). A rivalidade surge devido à devoção de José Inocêncio à memória de Maria Santa, algo que Mariana não consegue aceitar.
Ao mesmo tempo em que Mariana tenta fazer com que José Inocêncio se esqueça de Maria Santa, a ex-mulher do protagonista continua se apresentando de maneiras sobrenaturais, como acendendo velas do além e aparecendo em sonhos e devaneios do fazendeiro. Ela faz questão de dizer que quer que sua santa permaneça no altar da casa, o que aumenta os conflitos entre José Inocêncio e Mariana, que deseja se livrar da imagem, por ciúmes.
O momento mais dramático ocorrerá quando Santinha se depara com a morte do seu filho, José Venâncio (Rodrigo Simas), que acaba assassinado em uma emboscada de Egídio (Vladimir Brichta), que tinha João Pedro (Juan Paiva) como alvo. Porém, ao lidar com a tragédia, Mariana tem um gesto nobre e inesperado, cobrindo o corpo de Venâncio com a manta que pertencia à Maria Santa.
Maria Santa segue em Renascer até o final
Apesar do sofrimento causado pela perda, Maria Santa continuará tendo um papel importante na história, ajudando e orientando aqueles que permanecem no mundo dos vivos. Ela chegará a falar para José Inocêncio que recebeu Venâncio no plano espiritual e que o filho está bem.
✔ Quer saber mais? Leia o resumo dos próximos capítulos de Renascer
Mesmo penando por um tempo, Maria Santa permanecerá na trama até o último capítulo, quando José Inocêncio morrer e ela também for a responsável por transportar o espírito do seu amado para o além, encerrando assim a sua jornada.