Um dos maiores mistérios da reta final de Paraíso Tropical gira em torno da morte de Taís (Alessandra Negrini), que só será desvendada no último capítulo da trama, quando Olavo (Wagner Moura) acaba confessando que foi o responsável pelo fim trágico da vilã.
Tudo começa quando Taís tem uma briga intensa com Paula. A situação se agrava quando Ivan (Bruno Gagliasso) intervém e golpeia a mocinha na cabeça, deixando ela desacordada. Aproveitando a situação, os dois fogem do local e tentam sair do país antes que a polícia os encontre.
Taís vaio chantagear Antenor (Tony Ramos), exigindo R$ 1 milhão para não expor os podres do empresário, e assim conseguir o dinheiro suficiente para fugir. Logo depois, a megera vai até a casa da irmã gêmea para tentar recuperar o seu passaporte. No entanto, é nesse momento que ela é surpreendida por um visitante inesperado, cuja identidade não é revelada.
Momentos depois, Daniel (Fábio Assunção) chega em casa e encontra Taís morta, sentindo um cheiro forte de gás na cozinha. Inicialmente, ele suspeita que ela se matou, mas essa teoria é descartada durante a investigação da polícia, e uma lista de suspeitos, que inclui Antenor, Paula, Marion (Vera Holtz) e Ivan, surge com motivos para querer a vilã morta.
Olavo admite crime
No capítulo final da novela, a verdade sobre o assassinato é revelada, quando Olavo admite ter matado Taís após ela descobrir que Ivan era filho de Antenor. Um flashback mostrará Olavo aparecendo no apartamento de Daniel e Paula disposto a negociar com Taís.
Veja também: Resumo da novela Paraíso Tropical
Ele oferece uma bebida com sonífero para ela, e quando a vilã passa mal e fica desacordada, ele a leve até a cozinha, fecha as janelas e deixa o gás ligado antes de fugir sem deixar rastros.
O momento da revelação de Olavo ocorre quando o vilão está fugindo de Antenor e Daniel após ter seu golpe contra a empresa desmascarado. E ao fazer a revelação sobre a morte de Taís diante de Ivan, ele acaba levando um tiro do rapaz, mas revida, e morre junto com ele.