Morto ainda na primeira fase de Renascer, Belarmino (Antonio Calloni) voltará a surgir na novela dentro do corpo de Mariana (Theresa Fonseca) nos próximos capítulos. Na ocasião, o fazendeiro fará com que a própria neta, que está casada com o protagonista, sinta bastante ódio pelo marido na trama adaptada por Bruno Luperi.
Morando na casa de Morena (Ana Cecília Costa) e e Deocleciano (Jackson Antunes), depois de uma briga com o amado, a jovem passará a sentir raiva no momento em que estiver passeando pelas terras que foram de sua família, em cenas previstas para irem ao ar nesta quarta-feira (10). “Minha Nossa Sinhora… É como se eu já tivesse vindo aqui antes… É como se eu nunca tivesse saído desta terra. É tanta terra, meu Deus… Comé que pode Inocêncio me conseguî isso tudo? Quando tava todo mundo se afundando em dívida… Perdendo suas fortuna tudo”, refletirá ela.
Em seguida, uma pessoa parará ao lado dela, utilizando roupas de outra época, sem que ninguém a veja no local. “É o que eu me pergunto até hoje… Comé que pode um sujeito enricá esse tanto?”, dirá o desconhecido. “O senhor é quem?”, vai querer saber ela, virando-se para ele. “Tá me reconhecêno, não, minina?”, devolverá o homem, que, nessa hora, será reconhecido. “Vô… Vô Belarmino?”, reagirá a morena, assustada com o que vê. “Quem você pensa que lhe chamô até aqui esse tempo todo?”, seguirá o falecido.
No roteiro escrito pelo autor, o qual foi entregue ao elenco, Luperi explica os detalhes da cena. “Mariana está impactada com a presença do avô ao lado dela –a título de esclarecimento, ela, que é neta de Belarmino, está ‘recebendo’ o avô sem se dar conta. É um fenômeno espiritual, tipo um ‘encosto’. Mas para todos os efeitos veremos Mariana e Belarmino conversando lado a lado naquela varanda”.
Belarmino faz a cabeça da neta
Depois, o personagem de Antonio Calloni vai tentar colocar a parente contra o rival: “Bote aí que metade dessas terra que é de José Inocêncio eram minha, isso sem contá as terra onde ele se assentô, que era pra sê minha, mas muito antes de ele riscá pelas banda de cá… Isso aqui tudo o que você tá vendo era pra sê de nossa família, não da dele! Num tem um palmo das terra dele que num seria nossa”, disparará o fantasma.
Logo após, a personagem de Theresa Fonseca falará ao avô que o pai de João Pedro (Juan Paiva) finge de santo, no que ouvirá do velho: “Santo ele num é… E nem nunca que foi. Ou, então, num teria tomado as terra daquela viúva a troco de nada”, soltará. “Nem teria feito o que fez a vóinha!”, retrucará a moça, aos berros e com ódio. “Você tem em tuas mão, hoje, o que teu avô nem home ninhum nunca tiveram, Mariana. A vida de José Inocêncio!“, sequenciará o coronel.
Diante disso, Mariana se deixará influenciar ao concordar com cada palavra dita pelo avô, este que posteriormente sumirá e conseguirá fazer com que a jovem queira passar as terras pertencentes a sua família para o nome dela.