Nos últimos capítulos de Elas por Elas, a saudosa atriz Aracy Balabanian, que nos deixou há oito meses, será lembrada com carinho na trama, com uma homenagem pelo seu papel na versão original da história, onde interpretou a vilã Helena.
Na versão atual, Helena, agora vivida por Isabel Teixeira, decide mudar de identidade para fugir do país e escapar da cadeia. A megera vai assumir o nome de Maria Fromet, uma referência ao verdadeiro nome de Lenore Gaillard, personagem que Aracy interpretou na novela Que Rei Sou Eu? (1989). Helena, que já mostra sinais de desequilíbrio mental, mudará o visual e se apresenta dessa forma ao se hospedar em um resort de luxo.
O remake de Elas por Elas já havia prestado uma homenagem a Aracy antes, em uma cena emocionante, na qual Helena chorou ao relembrar sua mãe, segurando uma foto dela em um prato decorativo: era justamente uma imagem em preto e branco da saudosa atriz.
Desfecho diferente
Vale dizer que as duas Helenas, interpretadas por Aracy Balabanian e Isabel Teixeira, terão destinos diferentes. Na versão original da história, a personagem tem um final feliz, perdoando seu pai e se reconciliando com sua família, mas a nova versão terminará de forma mais sombria, com Helena internada em uma clínica psiquiátrica depois de cometer vários crimes.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Elas por Elas
Escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson e com direção artística de Amora Mautner, Elas Por Elas é um remake da novela homônima escrita por Cassiano Gabus Mendes e exibida orginalmente pela Globo na faixa das 19h em 1982, e é considerada um dos folhetins mais clássicos e marcantes da história da emissora carioca. O elenco da atual trama conta com nomes como os de Deborah Secco, Késia Estácio, Isabel Teixeira, Thalita Carauta, Mariana Santos, Karine Teles, Maria Clara Spinelli e Lázaro Ramos.