Em Renascer, Damião (Xamã) vai flagrar uma conversa entre José Augusto (Renan Monteiro) e Ritinha (Mell Muzzillo), o que promete criar um novo clima de ciúmes e tensão na fazenda de José Inocêncio (Marcos Palmeira). A cena ocorre na sala principal da fazenda, onde Ritinha se prepara para servir o café da tarde.
A jovem, no entanto, se surpreende com a partida de José Bento (Marcello Mello Jr.) sem tomar café. Na varanda, José Augusto brinca com a situação e diz que ficará com ciúmes pela maneira como Ritinha se refere a José Bento. A moça se fecha, com vergonha, mas o médico percebe o constrangimento dela e se desculpa, dizendo que estava apenas brincando.
Apesar do pedido de desculpas, Ritinha continua constrangida e diz que não tem experiência em conversar com um médico formado como ele. Augusto, no entanto, deixa claro que é apenas um amigo, e a surpreende ao convidá-la para tomar café junto com ele.
Damião fica enciumado
A princípio, Ritinha rejeita, afirmando que é apenas uma empregada e ele seu patrão, mas acaba aceitando, quando o médico insiste que o único patrão na fazenda é José Inocêncio.
Ao tomar o café, eles conversam sem perceber que Damião (Xamã), que trabalha nas proximidades, observa os dois, tomado de ciúmes. O peão demonstra seu ódio e promete para si mesmo que, se alguém se aproximar de Ritinha, ele não irá se conter, não importa quem seja.
✔ Quer saber mais? Leia o resumo dos próximos capítulos de Renascer
“Sêo José Inocênço eu disse que num mato, mais se arguém se engraçá mais Ritinha, num vai tê Cristo que me segure… seje fio de quem fô!”, dirá o jagunço.
A chegada de Deocleciano (Jackson Antunes) interrompe a tensão, questionando Damião por estar conversando sozinho e exigindo que ele faça o seu trabalho bem feito. O homem, então, tenta conter a raiva para retomar o trabalho, mas não consegue.