O retorno de Renascer à tela da Globo trouxe consigo um personagem emblemático que marcou a trama original: Tião Galinha, agora interpretado por Irandhir Santos. Com sua história marcada por desigualdades sociais e um destino trágico, Tião foi um dos personagens mais marcantes da trama, expondo as injustiças enfrentadas pelas camadas mais pobres da sociedade.
Catador de caranguejos que sonha em proporcionar uma vida melhor para sua família, Tião deixa sua vida simples nos manguezais e parte para a zona do cacau na Bahia, em busca de oportunidades melhores. Nesse caminho, ele se depara com a fama de José Inocêncio (Marcos Palmeira), um homem que supostamente fez um pacto com o diabo para alcançar o sucesso.
Obcecado com a ideia de ter sua própria “sorte”, Tião se torna um símbolo de determinação e dificuldades enfrentadas pela população mais carente daquela região. Seu apelido vem da crença dele de que um ovo de galinha que encontrou continha o tão desejado “diabinho da sorte”.
Desfecho trágico do personagem foi antecipado
No entanto, Tião enfrenta muitos desafios ao longo da trama. Além das dificuldades financeiras, ele precisa lidar com o assédio do seu patrão, Egídio (Vladimir Brichta), à sua esposa, Joana (Alice Carvalho).
✔ Quer saber mais? Leia o resumo dos próximos capítulos de Renascer
Essa situação o leva a uma humilhação pública e à prisão, fazendo com que ele chegue a tirar a própria vida na cadeia, deixando uma carta de despedida, na qual denuncia as desigualdades e a exploração.
O que muita gente não sabe é que o desfecho trágico do personagem foi antecipado a pedido do próprio ator, Osmar Prado, que teve uma briga com um executivo da Globo na época e exigiu deixar a trama antes do fim. O ator, no entanto, revelou que já sabia que seu personagem morreria em algum momento, mas não sabia quando e nem como. Porém, ainda não se sabe se no atual remake da novela o personagem terá o mesmo fim.