Parece que a chegada de Damião (Xamã) não fará muito bem aos moradores de Renascer. Prova disso é que as crianças começarão a gritar quando o avistarem, além de Norberto (Matheus Nachtergaele) sentir o perigo de perto, assim que se aproximar dele, principalmente quando o mesmo passar a fazer uma série de perguntas relacionadas a José Inocêncio (Marcos Palmeira) na trama de Bruno Luperi.
E, realmente, o personagem misterioso carrega consigo um segredo: ele é um matador de aluguel contratado com o objetivo de ceifar a vida do mocinho da história. Se nada mudar, Egídio (Vladimir Brichta) é quem vai ser o responsável por contratar o serviço sujo do criminoso. Só para se ter uma ideia, Inácia (Edvana Carvalho) acabará descobrindo tudo isso através de um ritual místico, fazendo com que o protagonista não simpatize tanto com o malandro.
Porém, com o andar da carruagem, o personagem de Xamã desistirá de vez do assassinato, a ponto de se tornar amigo do próprio fazendeiro e dos funcionários dele, incluindo Ritinha (Mell Muzzillo), por quem se apaixonará perdidamente. Mas só que, até lá, Damião obedecerá o que foi combinado com seu contratante, se vendo, portanto, obrigado a desempenhar o papel de coletar o máximo de informações possíveis sobre seu alvo. Diante disso, ele recorrerá a Norberto, que, sem saber, contará a ele causos famosos do amado de Mariana (Theresa Fonseca).
Contudo, quando o lojista mudar o rumo da conversa e começar a bombardear o forasteiro com perguntas, ele alegará que apenas deseja obter um emprego na fazenda e que nasceu na região de Ilhéus (BA), apesar de que teve de ir embora de lá devido ao prejuízo dado pela vassoura-de-bruxa. “O amigo é de pôca fala”, comentará o personagem de Matheus Nachtergaele, em tom provocador. “E o amigo, pelo que se vê, fala té que demais!”, rebaterá o novo morador, que partirá em direção as terras da vítima em seu cavalo.