O remake de Renascer, assinado por Bruno Luperi, vem promovendo mudanças em relação ao perfil de alguns personagens, principalmente no que diz respeito a sua sexualidade. É o caso de Buba, que na versão original da novela, interpretada por Maria Luísa Mendonça, enfrentava alguns conflitos por ser hermafrodita. Na nova versão da trama, a personagem, agora vivida por Gabriela Medeiros, é uma mulher trans.
Outra mudança em relação à versão original da obra cai sobre Zinho (Cosme dos Santos), que agora é uma mulher, Zinha, interpretada por Samantha Jones. Outro detalhe é que a personagem será lésbica e também terá conflitos relacionados a sua sexualidade.
Apesar disso, o autor manterá boa parte do conflito que a personagem teve na versão original de Renascer. Na trama, Zinha nutre um ódio por José Augusto (Renan Monteiro), responsabilizando o filho de José Inocêncio (Marcos Palmeira) pela morte do seu pai, Jupará (Edvaldo Macarrão). A jovem, que é a melhor amiga de João Pedro (Juan Paiva), chegou, inclusive, a rejeitar ir embora com a mãe para permanecer na cidade em busca de vingança.
Resposta às críticas
Vale dizer que a inserção de personagens com sexualidade diversificada acaba rebatendo às críticas do público em relação a abordagem de conflitos do gênero nas obras de Benedito Ruy Barbosa. O próprio autor, inclusive, causou polêmica na entrevista coletiva de Velho Chico (2016), ao sugerir que evita abordar esses temas em suas novelas, e que “odeia história de bicha”, declaração que o fez ser alvo de críticas na época.
✔ Quer saber mais? Leia o resumo dos próximos capítulos de Renascer
Criada por Benedito Ruy Barbosa, adaptada por Bruno Luperi e com direção artística de Gustavo Fernandez, o remake de Renascer tem no elenco principal nomes como os de Marcos Palmeira, Juan Paiva, Theresa Fonseca, Marcelo Mello Jr., Renan Monteiro, Gabriela Medeiros, Vladimir Brichta e Sophie Charlotte.