Em Paraíso Tropical, a vida de Antenor (Tony Ramos) sofre um novo abalo quando ele recebe uma carta de despedida de Ana Luísa (Renée de Vielmond). A descoberta do relacionamento da esposa com Lucas (Rodrigo Veronese) causou um dano irreparável no casamento, deixando o empresário em uma situação difícil.
Depois de o seu romance proibido acabar sendo exposto, Ana Luísa e Lucas deixam temporariamente de lado seus planos de fuga. Porém, a relação já conturbada da mulher com o empresário se torna insustentável, e ela decide seguir um caminho diferente ao lado de Lucas. Confrontando o marido com uma carta de despedida, Ana Luísa comunica sua decisão de partir.
No aeroporto, Ana Luísa se encontra com Lucas para iniciar uma nova fase da sua vida em Boston. Enquanto ela está a caminho da sua nova jornada, Antenor lê a carta que ela lhe deixou. A mensagem de despedida deixa o empresário bastante emotivo, e ele toma uma decisão importante.
Casal toma decisão após separação
Antenor decide comprar o apartamento de Ana Luísa e manter os contratos de todos os empregados, preservando assim parte do passado que compartilhou com a esposa.
Veja também: Resumo da novela Paraíso Tropical
Antes de partir, Ana Luísa também toma uma decisão legal ao assinar uma procuração, concedendo plenos poderes a Daniel (Fábio Assunção). Isso promete causar uma mudança nas dinâmicas de poder e relacionamento na trama, principalmente considerando o clima tenso entre Daniel e Antenor, depois das tentativas de Olavo (Wagner Moura) de envolvê-lo em acusações sérias para prejudicar o mocinho.
Criada e escrita em 2007 por Gilberto Braga, a novela, de 179 capítulos, é protagonizada por Alessandra Negrini, Fábio Assunção, Tony Ramos, Glória Pires, Wagner Moura, Camila Pitanga, Marcello Antony e Vera Holtz. A direção é de Amora Mautner, Roberto Vaz, Maria de Médicis, Cristiano Marques, José Luiz Villamarim e Dennis Carvalho — estes dois últimos também na direção geral.