José Inocêncio (Humberto Carrão) correrá um sério risco de vida, após levar um tiro de Belarmino (Antonio Calloni), em Renascer. Porém, Inácia (Edvana Carvalho) acabará surgindo como um anjo da guarda para salvar a vida do protagonista e, de praxe, abrir caminho para que ele se vingue do coronel com todas as suas forças na trama adaptada por Bruno Luperi.
Na ocasião, a governanta ficará responsável por cuidar dos ferimentos do fazendeiro e ainda tratá-lo como um filho. Já recuperado completamente do atentado, o personagem de Humberto Carrão começará a pensar em uma forma de dar o troco no todo-poderoso da região assim que descobrir que foi ele quem tentou lhe matar.
Só para se ter uma ideia, o amado de Santinha (Duda Santos) se aliará a Deocleciano (Adanilo) e Jupará (Edvaldo Macarrão) com o objetivo de armar um plano contra o personagem de Antonio Calloni para desmascará-lo. Nisso, os homens de confiança de Inocêncio mentirão para Belarmino e Firmino (Henrique Diaz) ao dizer a eles que o patrão morreu, além de convidá-los para o velório.
Depois, o marido de Nena (Quitéria Kelly) também chegará a enganar Deocleciano ao falar que adquiriu a fazenda do rival antes mesmo que ele “morresse”. Em seguida, Firmino ouvirá a notícia e, então, passará a suspeitar de Belarmino, que, no velório, abrirá o jogo e revelará que foi ele o autor do disparo. Enquanto isso, José estará deitado no caixão escutando tudo.
Minutos após, o mocinho se levantará, surpreenderá os presentes e mandará Belarmino vender suas terras para ele, fato este que deixará o coronel humilhado e o tanto quanto devastado. Na sequência, será a vez, portanto, de Belarmino se vingar de Firmino e o assassinar, até que, ao retornar para sua fazenda, será vítima de uma emboscada e, ao final das contas, perderá a própria vida.