No desfecho de Paraíso Tropical, uma das cenas mais impactantes envolve um acerto de contas entre Olavo (Wagner Moura) e Ivan (Bruno Gagliasso). Tudo se desenrola após Olavo e Jáder (Chico Diaz) serem flagrados tentando manipular os computadores de um cyber café, local onde foi arquitetado um golpe contra o Grupo Cavalcanti. Daniel (Fábio Assunção), Antenor (Tony Ramos) e Vidal (Otávio Muller) conseguem interceptar a dupla, resultando em uma grande perseguição.
Olavo e Jáder acabam sendo atingidos numa troca de tiros. Jáder morre ao ser levado por Antenor para o hospital, mas antes revela para o empresário que Ivan é seu filho legítimo. Mesmo ferido, Olavo decide fugir para o apartamento de Marion (Vera Holtz), pedindo a ela que pegue seu passaporte. Em meio à confusão, Daniel chega ao local, suspeitando que Olavo se esconderia lá.
Na tentativa de evitar a prisão, Olavo faz Ivan de refém. Antenor aparece no local e suplica para não matarem seu filho. O empresário inicialmente pensava que era um golpe, mas, ao relembrar que teve um filho fora do casamento com Ana Luísa (Renée de Vielmond), descobre que Ivan é seu filho biológico, concebido durante um caso com uma copeira de Paraty. Marion, sem saber a verdade, adotou o bebê para enganar Xavier (Roberto Maya).
Olavo e Ivan morrem em troca de tiros
Olavo fica indignado ao saber da fraude e questiona como Antenor descobriu tudo. Marion confirma que Ivan é adotado e que o motorista foi pago para se passar por pai legítimo. Tati (Lidi Lisboa) chega de surpresa e Ivan consegue se libertar de Olavo. Nesse momento, Daniel ameaça Olavo com uma arma, exigindo que ele revele todos os seus crimes.
Olavo confessa ter sabido através de Antenor que Ivan era seu filho e planejava herdar o império do Grupo Cavalcanti, chegando a tramar sem sucesso a morte de Antenor, Marion e do próprio Ivan.
Veja também: Resumo da novela Paraíso Tropical
A revelação mais chocante ocorre quando Olavo confessa ter assassinado Taís (Alessandra Negrini), que era o grande amor de Ivan, mas antes disso, com do herdeiro de Antenor, o vilão chegou a planejar a morte dele e contou com a ajuda da própria Taís.
Descobrindo a traição, Ivan perde o controle, tira a arma de Daniel e atira de surpresa contra Olavo, que antes de morrer, reage e também dispara contra o rapaz. Antenor corre para abraçar Ivan e fica desolado ao perder mais um filho.