Pode parecer estranho, mas a última vez que o SBT reprisou Maria do Bairro e A Usurpadora foi em 2015 e 2016 respectivamente. As duas tramas, como se sabe, se tornaram um grande trunfo na programação do canal de Silvio Santos, sempre garantindo excelentes índices de audiência. Tanto que já foram exibidas mais de 5 vezes na emissora. Estranhamente, o canal nunca mais reapresentou os dois folhetins clássicos, principalmente agora que o SBT está numa fase crítica.
A resposta para esse mistério é muito simples. A Televisa, emissora detentora dos direitos de Maria do Bairro e A Usurpadora, tem um contrato com a Globo para a exibição desses clássicos no Canal Viva e no streaming, no caso o Globoplay. Tanto que se você quiser acompanhar a saga das gêmeas Paulina e Paola e da Catadora, o serviço de streaming da emissora carioca disponibiliza todos os episódios na íntegra.
Ainda que o acordo do SBT com a Televisa seja para exibição em TV aberta, existe um período de tempo em que os produtos acabam ficando exclusivos da nova empresa que adquiriu, no caso a Globo. Isso evita que outra emissora exiba o mesmo conteúdo na TV aberta e prejudique o desempenho da atração na concorrente. Por outro lado, os fãs das clássicas mexicanas que gostam de acompanha-las no SBT podem ficar sossegados.
De acordo com o site TV História, o período de exclusividade de Maria do Bairro, A Usurpadora e outros clássicos com o Grupo Globo vai chegar ao fim em 2024. Após isso, o SBT poderá reprisa-las em sua grade de programação vespertina. Certamente, o público fiel das novelas da tarde do SBT aproveitará para acompanha-las. O único obstáculo seria se a Globo resolvesse renovar os direitos da trama, o que, no momento, estaria descartado.
Atualmente, poucas novelas mexicanas tem conseguido aumentar a audiência das tardes do SBT. Para se ter uma ideia, a trama com maior audiência não ultrapassa a casa dos 4 pontos. Apesar desse detalhe, elas ainda são a maior audiência do dia da empresa, vencendo até mesmo a inédita Romeu e Julieta. Será que com a reestreia de A Usurpadora e Maria do Bairro esses índices aumentariam? Só o tempo dirá.
Vale lembrar que A Usurpadora é protagonizada por Gabriela Spanic, onde a atriz interpreta as gêmeas Paulina e Paola. Já Maria do Bairro é protagonizada por Thalia e antagonizada por Itati Cantoral (Soraya Montenegro). Ambas tem Fernando Colunga como protagonista masculino.