Em Renascer, José Inocêncio (Humberto Carrão) se apaixona por Santinha (Duda Santos), filha de Venâncio (Fabio Lago) e Quitéria (Belize Pombal), e viverá um romance intenso com a jovem, mas com um final trágico e com consequências que se arrastarão por toda a trama.
Após um beijo entre os protagonistas, a inocente Santinha acredita que está grávida. Ao revelar a suposta gravidez aos pais, ela acaba sendo expulsa de casa e vai parar na casa das damas de Jacutinga (Juliana Paes). A dona do bordel não apenas protege Santinha, mas também incentiva que ela lute pelo seu romance com José Inocêncio, o que acaba resultando em um casamento entre os dois.
A união resulta em quatro filhos: José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcello Melo Jr), José Venâncio (Rodrigo Simas) e João Pedro (Juan Paiva). Porém, o nascimento de João Pedro é marcado por uma tragédia, já que Santinha morre durante o parto do caçula.
José Inocêncio rejeita o próprio filho
Esse evento provoca um sentimento de ódio em Inocêncio em relação ao filho, a quem ele culpa pela morte da esposa. Essa amargura afetará profundamente a relação entre os dois, mesmo com João Pedro sendo o filho mais ativo da família nos trabalhos da fazenda.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Renascer
Essa relação, aliás, promete se tornar ainda mais complexa quando, no decorrer da trama, o jovem engatar um namoro com Mariana (Theresa Fonseca) e Zé Inocêncio também se apaixonar por ela.
Criada por Benedito Ruy Barbosa, adaptada por Bruno Luperi e com direção artística de Gustavo Fernandez, o remake de Renascer tem no elenco principal nomes como os de Marcos Palmeira, Juan Paiva, Theresa Fonseca, Marcelo Mello Jr., Renan Monteiro, Gabriela Medeiros, Vladimir Brichta e Sophie Charlotte.