Poucos dias após estrear a reprise de Pecado Mortal em seu segundo horário de novelas no horário nobre, a Record já começou a “picotar” os capítulos do folhetim de Carlos Lombardi — ou seja, a remover boa parte da arte dos capítulos originais e a comprimir mais de um capítulo em um só.
Como notado pelo O Planeta TV, o nono capítulo da reprise da novela pode ser considerado um resumo dos capítulos 14, 15, 16 e 17 da exibição original — o que aumentou a quantidade de capítulos exibidos por dia, que originalmente era de dois na reexibição para cada um exibido em 2013/2014.
Caso esse ritmo de edição persista, o final de Pecado Mortal deverá acontecer no início de abril, fazendo com que a novela se encerre antes de completar quatro meses no ar. Para se ter uma ideia, a exibição original contou com 176 episódios, exibidos durante mais de oito meses ininterruptos.
A pressa da Record para por um fim na exibição de Pecado Mortal tem uma explicação: a reapresentação da novela recolocou o SBT no segundo lugar de audiência na faixa e tem amargado médias em torno dos 2,5 pontos, concorrendo mais com a Band do que com a emissora de Silvio Santos.
Aparentemente, há uma certa resistência do público atual da Record por novelas contemporâneas no horário, que vem sendo dominado por tramas bíblicas na última década. Até mesmo Vidas em Jogo, que foi sucesso em sua exibição original, patinou no ano passado (e também foi mutilada).