Em Terra e Paixão, Jonatas (Paulo Lessa) salvou a vida de Aline (Barbara Reis) e levou um tiro no lugar da mocinha. Mesmo sobrevivendo, o rapaz descobriu que não poderia mais andar devido a cirurgia delicada. Isso, claro, causou um profundo trauma na vida do irmão de Caio (Cauã Reymond), que não aceitou a notícia e causou o maior escândalo no hospital.
O médico, na época, explicou que o quadro de Jonatas era bem complexo e que, embora a cirurgia tenha sido um sucesso, houve um grave dano à medula espinhal do bonitão. Apesar disso, ele auxiliou o paciente a fazer bastante fisioterapia “só com o tempo vai ser possível saber o resultado”. O rapaz, com ajuda de Graça (Agatha Moreira), passou um tempo para aceitar a sua nova condição.
Por outro lado, na última semana de Terra e Paixão, uma grande reviravolta surpreenderá o público. Isso porque o personagem de Paulo Lessa recusará uma nova cirurgia para voltar a andar. Afinal, um novo procedimento tão delicado poderia matá-lo. Ele dirá que está feliz e que, ao lado do seu grande amor, viverá uma família feliz.
Enquanto isso, Antônio (Tony Ramos), o responsável por ter atirado em Jonatas, pagará caro por suas maldades e será preso. Até o momento, não se sabe se o veterano conseguirá fugir da cadeia. O desfecho oficial do fazendeiro está guardado e só será revelado na próxima sexta, no último capítulo.
A novela é escrita por Walcyr Carrasco e estrelada por Bárbara Reis, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Tony Ramos, Glória Pires, Agatha Moreira, Débora Falabella e Paulo Lessa. A direção geral é de João Paulo Jabur e direção artística, de Luiz Henrique Rios.
Vale destacar que Terra e Paixão chega ao fim em 19 de janeiro. Em seu lugar, estreia o remake de Renascer, de autoria de Benetido Ruy Barbosa e adaptação de Bruno Luperi. A nova novela das 21h da TV Globo começa no próximo dia 22.