Nos últimos capítulos de Terra e Paixão, Antônio (Tony Ramos) se transformará em um “bicho” ao ser preso por encomendar a morte de Lucinda (Débora Falabella). Na última semana da trama, o fazendeiro, mesmo atrás das grades, ameaçará Silvério (Samir Murad) e o forçará a organizar uma fuga. O advogado buscará um homem chamado Barão (Marcello Escorel) para obter documentos falsos e o plano que libertará o fazendeiro.
No antepenúltimo capítulo da novela, Antônio aparecerá enfurecido, exigindo que seu advogado providencie a fuga, alegando que é sua obrigação. O ricaço alegará que Silvério enriqueceu às suas custas.
O advogado, por sua vez, recusará a proposta, alegando que não pode organizar uma fuga, pois seria um crime grave e colocaria sua carreira em risco. Antônio, fora de si, insistirá que ainda tem influência sobre pessoas poderosas que lhe devem favores e que poderiam ajudar a organizar a fuga.
Antônio planeja fuga
Desesperado, Silvério demonstrará medo e, em uma cena posterior, será visto sozinho em um bar. Ele, que participa de um grupo de apoio a alcoólicos, apadrinha Andrade (Ângelo Antônio). Em seguida, Silvério terá uma reunião com Barão, que concordará em providenciar documentos falsos e passagens, mas deixa claro que a fuga só poderá ocorrer durante a transferência de Antônio para a penitenciária.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
A novela, então, apresentará um salto temporal de meses, ilustrado por Aline (Barbara Reis) grávida, prestes a dar à luz. Uma das últimas cenas do capítulo mostrará Marino (Leandro Lima) planejando a transferência de Antônio para uma prisão fora da cidade.
O vilão, no entanto, surgirá em sua cela, sorrindo, convicto de que conseguirá escapar. “Antônio La Selva vai se reerguer! Primeiro eu fico livre, depois me vingo de todos os traidores”, dirá o crápula.