Em Terra e Paixão, o mistério em torno do assassinato de Agatha (Eliane Giardini) está próximo de chegar ao fim, mas Marino (Leandro Lima) ficará confuso com as pistas que surgirão nos próximos capítulos da trama, com Gentil (Paulo Bauraqui) surgindo como um suspeito improvável do crime, quando o delegado recebe uma denúncia anônima e acaba encontrando uma arma na casa do fazendeiro, além de descobrir que ele esteve na mansão dos La Selva no dia da morte da vilã.
Gentil chega a ser levado para a delegacia, mas Marino não se dá por satisfeito e começa a perceber algumas pontas soltas nessa história, e que não fazem Gentil ser colocado como o responsável pelo crime. Assim, o delegado volta a se debruçar nas investigações, e acaba chegando a conclusão de que a arma encontrada na casa de Gentil foi plantada por Irene (Glória Pires).
Acontece que a vilã foi uma das responsáveis pelo assassinato de Agatha, tendo encontrado a rival caída ao pé das escadas no dia da sua morte, após ser envenenada. Assim, Irene tratou de terminar o serviço, pegando a arma das mãos de Ramiro (Amaury Soares) e atirando contra Agatha.
Irene se torna foragida
Dessa forma, Irene vem fazendo de tudo para esconder o crime que cometeu, e a estratégia da vez foi justamente tentar jogar a culpa em Gentil, que também tinha desafetos com Agatha.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
Porém, quando Marino descobre a verdade, dá início a uma verdadeira caçada contra Irene, que se tornará uma foragida da polícia nos últimos capítulos da trama.
Vale ressaltar que Terra e Paixão é escrita por Walcyr Carrasco e tem direção artística de Luiz Henrique Rios. O elenco conta com nomes como os de Barbara Reis, Tony Ramos, Glória Pires, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Suzana Vieira, Paulo Lessa, Agatha Moreira, Débora Falabella, Rainer Cadete, Tatá Werneck, entre outros.