Para quem pensava que Antônio (Tony Ramos) estava demente se enganou completamente. Isso porque ele mentiu para todos ao se passar por um débil mental somente para evitar ser morto por Agatha (Eliane Giardini) envenenado em Terra e Paixão. Sendo assim, na tentativa de se defender, o fazendeiro acabou empurrando a então esposa da escada no momento em que estava agonizando por causa do chá envenenado que tomou no lugar de Angelina (Inez Viana) na trama de Walcyr Carrasco.
Em cenas previstas para irem ao ar na última semana da novela, o público verá a empregada dos La Selva revelando a Marino (Leandro Lima) que precisou trocar as xícaras de chá preparadas pela megera pelo fato de ter flagrado-a inserindo um pozinho na bebida. Na ocasião, ela confessará que não sabia se a erva colocada era letal.
Depois, a personagem de Inez Viana também afirmará que a patroa chegou a se sentir mal imediatamente e que ainda disse que em seu quarto teria um antídoto para a erva que tinha colocado na bebida. No entanto, mesmo não estando bem, Agatha subiu as escadas e se deparou com o todo-poderoso bem na sua frente. Diante disso, ele a impediu de procurar o que buscava e posteriormente a empurrou da escada.
Nessa hora, o delegado achará duvidoso o discurso realizado por Angelina e se recordará que o patrão estava fora de sentido quando a polícia chegou na mansão minutos após o crime cometido por Irene (Glória Pires), que atirou na inimiga e a matou de vez. Na sequência, a funcionária também lembrará de uma conversa que teve com Caio (Cauã Reymond) em que ele contou que o pajé Jurecê (Daniel Mundurukue) descobriu que a erva que Agatha estava colocando na comida de Antônio era venenosa.
Nisso, o mocinho solicitou que a governanta trocasse a comida do pai, e assim ela fez. Logo após, Angelina falará que escutou a conversa entre Antônio e Agatha e informará que ele estava totalmente lúcido. Além disso, a mulher ainda falará que correu para o seu quarto assustada pois sabia que a imprensa estaria logo lá porque a ex-patroa havia chamado os repórteres para denunciar Irene pela morte de Daniel (Johnny Massaro). Foi nessa hora que ela ouviu os tiros efetuados pela mãe de Petra (Debora Ozório).