A Globo já está divulgando a reta final de Terra e Paixão em seus comerciais, que chega ao fim em 19 de janeiro de 2023. Em seu lugar, estreia o remake de Renascer, de autoria de Benedito Ruy Barbosa, com adaptação de Bruno Luperi.
Como se sabe, Terra e Paixão sucedeu Travessia (2022-2023), de Glória Perez, que afundou o horário das 21h da emissora dos Marinhos na época, com uma história confusa e cheia de furos. Walcyr Carrasco, então, assumiu a difícil missão de recuperar a audiência da faixa, mas está longe de bater a meta que é de 30 pontos. Atualmente, a história de Caio (Cauã Reymond) e Aline (Bárbara Reis) tem média parcial de 26,3.
Para se ter uma ideia, Pantanal (2022) – a antecessora de Travessia – havia registrado média geral de 29,7 pontos. Em seu último capítulo, obteve 34. Já a trama de Glorinha, fechou com a média geral de 24,2, conquistando o título de segunda pior média do horário das nove. A primeira foi de Um Lugar ao Sol (2021-2022), com pífios 22,3 pontos.
Renascer, assim como aconteceu com Pantanal, assumirá a responsabilidade de alavancar os índices de sua antecessora. A novela também se passa em um ambiente rural, recheada de lendas e personagens misteriosos. Quando foi ao ar pela primeira vez, entre 8 de março e 13 de novembro de 1993, em 216 capítulos, o folhetim anotou 60 pontos de média geral.
Vale destacar que o Resumo das Novelas Online fará a cobertura da nova novela das 9 da Globo do começo ao fim, antecipando acontecimentos bombásticos e abordando as principais curiosidades sobre a trama. Saiba mais sobre Renascer.