Em Terra e Paixão, Petra (Débora Ozório) vinha demonstrando ser uma personagem bastante frágil, assombrada pelos traumas do passado, principalmente por ter sido vítima de abuso sexual do tio, Dirceu (Eriberto Leão). Porém, nos últimos capítulos da trama, a jovem sofreu uma virada, mostrando força suficiente para confrontar o seu medo, fazendo com que o tio abusador fosse parar atrás das grades, e terá ainda mais coragem para tomar uma decisão definitiva sobre seu relacionamento com Luigi (Rainer Cadete).
Em uma conversa franca, os dois assumem que o casamento não deu certo e estão apaixonados por outras pessoas: Petra por Hélio (Rafael Vitti) e Luigi por Anely (Tatá Werneck). Dessa forma, eles decidem finalmente assinarem o pedido de divórcio para evitar conflitos nessa relação que se perdeu há tempos.
O problema é que o anúncio dessa separação cairá como uma bomba na família La Selva. Acontece que Antônio (Tony Ramos), após presenciar todo o sofrimento da filha, decidirá pedir perdão e nomear ela e Luigi como seus sucessores nos negócios. É nesse momento que a jovem irá anunciar o seu divórcio para o pai.
Antônio rompe acordo do Luigi
“O Luigi é apaixonado pela Anely já faz um bom tempo, e eu não vou negar que ainda sou apaixonada pelo Hélio, mesmo que não vá ficar com ele depois de tudo que a gente descobriu…”, dirá ela.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
Antônio, claro, ficará revoltado com a decisão e decidirá romper imediatamente o acordo nupcial que tinha feito com Luigi. O italiano, que nunca desistiu de ficar com a fortuna dos La Selva, fica apavorado com a decisão e tenta voltar atrás no divórcio. “Essa foi uma decisão consciente tomada por nós dois. Por que essa dúvida agora?”, questionará Petra.
“Non é dúvida… É que io pensei meglio…”, tentará se explicar ele. “Pensou o que, se não tem nada pra pensar? Ou você tá do meu lado, ou não tá!”, vai disparar ela.