Desesperado ao saber que Ruth (Glória Pires) poderá ser presa por um crime que não cometeu, Tonho da Lua (Marcos Frota) decidirá agir e, com isso, tentará ajudá-la a se livrar da cadeia na reprise de Mulheres de Areia. Sendo assim, ele revelará a amiga o que pretende fazer: o irmão de Glorinha (Gabriela Alves) contará a protagonista que vai expor a identidade dela no tribunal e falar que ela não é a Raquel (Glõria Pires).
“Você tá com uma cara de preocupada. É por causa do julgamento, né?”, vai querer saber o escultor. “É lógico, né. Eu posso ser condenada”, confirmará a filha boa de Floriano (Sebastião Vasconcelos), que assumiu a bronca pela morte de Wandelei (Paulo Betti). “Não vai! Porque eu não deixo. Se eles não acreditarem em você, Ruthinha, eu já sei o que eu vou fazer”, soltará o deficiente, que, na sequência, completará: “Eu vou contar pra eles que você não é a Raquel, que é a Ruthinha”.
Totalmente contra essa atitude do amigo, a personagem de Glória Pires reagirá: “Não vai contar nada. Você não vai falar nada. Pelo amor de Deus, Tonho. Você não vai fazer nada sem falar comigo antes”. “E se você for condenada, o que eu faço?“, perguntará ele. “Não faz nada. Fica quietinho. Você não vai fazer nada. Promete pra mim que você não vai falar nada. Promete, Tonho”, suplicará a mocinha.
Ruth vai confessar toda a verdade
A mocinha, que está se passando pela sua irmã, Raquel, será julgada no tribunal após ter confessado matar Wanderlei (Paulo Betti), que foi encontrado sem vida em um quarto de hotel. O problema é que a professora fez isso apenas para salvar Marcos (Guilherme Fontes), que era o principal suspeito do crime.
Pressionada no tribunal, principalmente pela presença de César (Henri Pagnoncelli), com quem teve uma profunda decepção no passado, Ruth acabará tendo um surto e vai confessar diante de todos a sua farsa: “Eu não sou a Raquel!”. “Meu nome é Ruth, eu sou irmã da Raquel. E o Marcos (Guilherme Fontes) não é um fraco. Ele sempre soube disso. Ele sempre soube também que eu nunca pretendi tomar o lugar da minha irmã. Eu sou a Ruth, a Ruth que você enganou e que foi vítima do seu péssimo caráter”, completará a mocinha, se voltando para César.
++ resumo dos capítulos de Mulheres de Areia
Ruth, então, decidirá revelar para o juiz que é inocente e implora por perdão. “Meritíssimo, eu juro por Deus que eu não matei ninguém. Eu não estive naquele hotel. Doutor Afonso, me perdoa, eu acho que devia ter falado isso antes para o senhor, mas eu tive medo, assumo a minha covardia, mas eu não matei ninguém”, dirá ela.
“Eu não entendo a acusação daquele porteiro. Eu não tinha o menor motivo para matar aquele homem. Eu mal o conhecia, não tive um caso de amor com ele. Na hora que eu decidi me passar pela minha irmã, eu não pensei nas consequências, eu só pensei no Marcos. Juro por Deus que estou falando a verdade, Deus sabe como foi a minha luta”, finalizará Ruth, desesperada.