Nos próximos capítulos de Paraíso Tropical, a chegada de novos personagens, como Mateus (Gustavo Leão), e principalmente Lúcia (Glória Pires), traz mudanças impactantes para a história, que está em reprise no Vale a Pena Ver de Novo.
Lúcia entra na trama com potencial para alterar radicalmente o destino de personagens importantes, como Antenor (Tony Ramos) e Cássio (Marcello Antony). Ela é filha de Clemente (Reginaldo Faria) e tem Hermínia (Débora Duarte) como madrasta, vivendo em Vitória, Espírito Santo, junto com seu filho Mateus, que não sabe quem é o seu verdadeiro pai.
No seu retorno ao Rio de Janeiro, ela traz consigo Mateus, cujo pai é revelado como Cássio, que atualmente é namorado de Taís (Alessandra Negrini), mas foi um antigo amor de Lúcia. O reencontro entre o ex-casal reaviva paixões passadas, enquanto Cássio começa a nutrir um carinho especial pelo filho.
Lúcia e Antenor vivem relacionamento
Porém, é o encontro entre Lúcia e Antenor que transforma radicalmente suas vidas. O primeiro contato dos dois é marcado por muita desconfiança e bate-boca, quando Mateus é injustamente acusado de roubar um dos barcos do ricaço.
Veja também: Resumo da novela Paraíso Tropical
Porém, no decorrer da trama, o ódio entre Lúcia e Antenor vai se transformar em paixão. Apesar das diferenças de estilo e personalidades, os dois decidirão se casar. No entanto, o relacionamento enfrentará desafios significativos, justamente pelo perfil oposto dos dois. Acontece que Lúcia é uma mulher independente, enquanto Antenor é conhecido pelo seu estilo controlador.
Criada e escrita em 2007 por Gilberto Braga, a novela, de 179 capítulos, é protagonizada por Alessandra Negrini, Fábio Assunção, Tony Ramos, Glória Pires, Wagner Moura, Camila Pitanga, Marcello Antony e Vera Holtz. A direção é de Amora Mautner, Roberto Vaz, Maria de Médicis, Cristiano Marques, José Luiz Villamarim e Dennis Carvalho — estes dois últimos também na direção geral.