Em Terra e Paixão, Dirceu (Eriberto Leão) conseguirá enganar até mesmo Irene (Gloria Pires), uma das personagens mais espertas da trama. O abusador brincará com a percepção da irmã, que ouve comentários de Marta (Kika Kalache) e fica desconfiada de que o crápula pode ter abusado de Petra (Débora Ozório) na infância, mas ele conseguirá dar a volta nela.
Antes do plano de Petra e Marino (Leandro Lima) para prender Dirceu em flagrante, Irene, sem saber da confissão do irmão sobre seus crimes terríveis, decide encurralá-lo ao perceber a estranheza com a qual a filha o trata. Incomodada com a situação, ela procura a terapeuta de Petra em busca de informações, mas Marta, respeitando o sigilo profissional, apenas recomenda que ela fique de olho na família como um todo.
Com isso, Irene liga os pontos e confronta o irmão no corredor, exigindo a verdade. Ela questiona se ele fez algum mal para Petra quando ela era criança. Dirceu, cínico, se faz de desentendido.
Dirceu enrola Irene
“Espera aí, você tá insinuando que eu um dia abusei da minha sobrinha? Dessa menina por quem eu sempre tive tanto carinho, e de quem eu gostaria de ter sido pai?!”, questionará o homem, que ainda alega que sempre torceu pela família, sofrendo muito pela morte de Daniel (Johnny Massaro).
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
Irene abaixa a guarda, mas insiste no seu questionamento. Dirceu, aparentemente convicto, afirma que tem muito amor por Petra e fará de tudo para ajudá-la. “Vou tentar saber exatamente por que ela está se comportando dessa maneira”, mentirá o vilão, fazendo a irmã dar o assunto por encerrado. Mais tarde, no entanto, ele cairá na armadilha de Marino e acabará confessando que abusou da sobrinha.
Vale ressaltar que Terra e Paixão é escrita por Walcyr Carrasco e tem direção artística de Luiz Henrique Rios. O elenco conta com nomes como os de Barbara Reis, Tony Ramos, Glória Pires, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Suzana Vieira, Paulo Lessa, Agatha Moreira, Débora Falabella, Rainer Cadete, Tatá Werneck, entre outros.