Nos últimos capítulos de Paraíso Tropical, Jader (Chico Diaz), entre a vida e a morte, revela a Antenor (Tony Ramos) que Ivan (Bruno Gagliasso) é filho do empresário. Incrédulo, Antenor confronta Olavo (Wagner Moura) sobre a revelação, flagrando o vilão tentando matar Ivan. Marion (Vera Hortz), presente no momento, fica confusa com a revelação.
Marion explica como adotou Ivan após perder o filho do Xavier. “Quando eu perdi o filho do Xavier, na véspera do parto, eu peguei o Ivan na maternidade de Paraty (RJ)”, dirá a mulher.
Ovalo, nervoso, confirma que Ivan é filho de Antenor e revela que a mãe do rapaz era empregada do empresário. “A infeliz (mãe de Ivan) era empregada do Antenor. E o bastardinho, filho dele. O meu pai me contou, Marion, antes de morrer, e me disse”, atacará o bandido.
Ivan morre nos braços de Antenor
Antenor confirma a informação e revela a Ivan que ele é seu filho. Ivan, surpreso e debochado, deixa claro que a revelação é irônica, pois sempre foi tratado como um bastardo. “É de morrer de ri, né não? Filho do magnata! O bastardinho aqui, que foi chutado a vida toda, como se vocês tivessem achado na sarjeta, é filho do magnata”, criticará o rapaz.
Veja também: Resumo da novela Paraíso Tropical
Após as revelações, Ivan atira em Olavo ao descobrir que ele foi o responsável pela morte de Taís. No entanto, logo na sequência, Ivan também é atingido por um tiro no peito vindo da arma de Olavo e morre nos braços de Antenor.
Criada e escrita em 2007 por Gilberto Braga, a novela, de 179 capítulos, é protagonizada por Alessandra Negrini, Fábio Assunção, Tony Ramos, Glória Pires, Wagner Moura, Camila Pitanga, Marcello Antony e Vera Holtz. A direção é de Amora Mautner, Roberto Vaz, Maria de Médicis, Cristiano Marques, José Luiz Villamarim e Dennis Carvalho — estes dois últimos também na direção geral.