Assim como Caio (Cauã Reymond), Petra (Debora Ozório) também planejará se vingar de Antônio (Tony Ramos) em Terra e Paixão. Prova disso é que a jovem descobrirá uma atitude horrenda do pai contra Lucinda (Débora Falabella) e, dessa forma, se revoltará completamente: ela tentará colocar o fazendeiro novamente atrás das grades depois de ele ter sido solto pelo fato de ter sequestrado Aline (Debora Ozório) e mandado surrar Ramiro (Amaury Lorenzo) até a morte na trama de Walcyr Carrasco.
Tudo começará quando a personagem de Débora Falabella sofrer um atentado ao levar um tiro na cabeça por ordem do todo-poderoso, que vai querer se vingar do delegado. Porém, Irene (Glória Pires) se mostrará contra isso e, então, discutirá seriamente com o marido. Enquanto isso, a ex de Luigi (Rainer Cadete) estará ouvindo tudo às escondidas, embora não entenda que a mãe está acusando o pai.
Em seguida, o personagem de Leandro Lima chegará a invadir a mansão armado para matar o vilão. Isso, no entanto, chamará a atenção da megera, Petra e Luigi, afinal, o homem da lei avisará que está lá para se vingar do crápula que quis matar sua futura esposa. Vale ressaltar que a personagem de Débora Falabella entrará em coma e ficará entre a vida e a morte.
Depois, a ficha da jovem cairá e ela entenderá a briga do casal. Em contrapartida, Marino só não vai atirar no rival porque Caio aparecerá bem na hora acompanhado de outros policiais. Na sequência, Marino deixará o local, mas Petra confirmará a versão do tira de que Antônio mandou seus capangas atentarem contra Lucinda e, por essa razão, fará questão de depor contra o patriarca. Ela, portanto, receberá o apoio do protagonista.