Ao contrário de outras novelas que costumam esticar demais o enredo, Terra e Paixão vai totalmente contra essa ideologia. Isso porque a trama vem apresentando histórias com soluções rápidas nas últimas semanas, fato este que é uma característica típica das séries e que não é muito usada em folhetins. Prova disso foi o retorno da personagem Agatha, interpretada por Eliane Giardini.
A volta dela, por exemplo, significou um movimento que a novela deu a mais, principalmente no que se refere a audiência, já que a mesma estava muito parada. No entanto, o assassinato misterioso da vilã coloca um ponto final no assunto e abre uma discussão para outro núcleo: o de Petra (Debora Ozório), que tentará descobrir quem foi o responsável por cometer abuso contra ela na infância.
Vale ressaltar que Terra e Paixão é escrita por Walcyr Carrasco e tem direção artística de Luiz Henrique Rios. O elenco conta com nomes como os de Barbara Reis, Tony Ramos, Glória Pires, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Suzana Vieira, Paulo Lessa, Agatha Moreira, Débora Falabella, Rainer Cadete, Tatá Werneck, entre outros.
Petra vai se defender de abusador; veja como será
Terra e Paixão exibirá cenas de terror e suspense nos próximos capítulos. Acontece que Petra (Debora Ozório) terá que lidar com o retorno de seu tio Dirceu (Eriberto Leão), que abusou dela na infância e continua sendo um predador sexual.
A jovem resolve denunciar o vilão a Marino (Leandro Lima). O delegado, então, descobre que Dirceu tem várias denúncias de importunação e abuso, mas nenhuma prova concreta contra ele. Para colocá-lo atrás das grades, ele propõe que Petra sirva de isca para uma emboscada.
A jovem aceita o plano e marca um encontro com o tio no rio onde ele costumava molestá-la. Ela usa uma escuta e é monitorada pela polícia e também por Caio (Cauã Reymond) e Luigi (Rainer Cadete). Dirceu aparece seminu e tenta agarrar Petra à força, enquanto confessa seus crimes.
“Vem, Petra… Vem matar a saudade do seu tio… Eu também não aguento mais de saudade de você… Essa saudade que está me torturando desde que eu cheguei na cidade!”, falará o crápula. “Me larga, seu monstro!”, gritará ela, mas é surpreendida quando Dirceu percebe que é uma cilada.
++ Resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
“Então, era uma armadilha?! Ah, sua maldita, eu vou te matar, vou acabar com você! Agora você vai morrer”, falará o vilão, que tenta matá-la afogada, mas ela consegue se defender com uma mordida e revida a agressão: “Quem vai morrer é você, seu desgraçado!”. Dirceu foge sangrando e é perseguido pelos policiais.