Ramiro (Amaury Lorenzo) decidirá mudar a sua personalidade a partir do momento em que assumir o seu relacionamento com Kelvin (Diego Martins) em Terra e Paixão. Prova disso é que ele acabará se recusando a participar de um plano macabro de Antônio (Tony Ramos) contra Aline (Barbara Reis), no qual o patrão pede a ele para fazer mal a mocinha. Diante da negativa, o barbudo sofrerá uma represália do fazendeiro e, consequentemente, será espancado até a morte pelos demais capangas do todo poderoso na trama de Walcyr Carrasco.
Na ocasião, o brutamontes ficará em estado grave devido a surra que levará e, com isso, receberá os cuidados do ex-garçom. Irritado com a decisão do funcionário, o pai de Caio (Cauã Reymond) ordenará que seus capangas peguem pesado com Ramiro, o qual fará isso pelo fato de sentir pena da mocinha, afinal, ela se viu obrigada a se esconder na casa de uma freira na tentativa de se proteger do vilão.
Mesmo assim, o personagem de Tony Ramos conseguirá localizar o paradeiro da morena e, então, mandará Ramiro e os demais a sequestrarem. Depois, eles capturarão as duas, sendo que o personagem de Amaury Lorenzo armará para os comparsas e, em seguida, fugirá com ambas de carro. Mais tarde, ciente do ocorrido, Antônio irá atrás de Ramiro acompanhado dos capangas e, ao chegar lá, exigirá que ele entregue a viúva.
Porém, o amado de Kelvin não o obedecerá e ainda, para completar, colocará uma arma em riste para o patrão. “O que é isso, Ramiro? Quem você pensa que é para apontar uma arma para mim? Você perdeu a noção das coisas?”, reagirá o vilão, surpreso. “Desculpa, mas eu não posso deixar o patrão fazer mal nem pra viúva nem pra santinha!”, rebaterá Ramiro. “Ah, seu traidor miserável! Você tramou pelas minhas costas e ainda tem o desplante de me ameaçar?”, devolverá o veterano.
++ Resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
Na sequência, eles discutirão pra valer, a ponto de Ramiro passar mal. Nessa hora, os homens aproveitarão para levarem Aline e a freira e ainda amarrar Ramiro e surrá-lo. “Será que ele está morto?”, questionará um dos comparsas de Antônio, após vê-lo desmaiado. Na sequência, o jagunço ficará sozinho no local, até que será encontrado por Kelvin, que ficará responsável por prestar assistência ao amado.