A Globo está enfrentando uma das piores crises de audiência da história em suas novelas, com destaque para as suas três novelas inéditas: Elas por Elas, Fuzuê e Terra e Paixão.
Elas por Elas, por exemplo, atingiu a pior média da história da emissora nesse horário, registrando 13,7 pontos na Grande São Paulo entre 1º e 6 de dezembro. Isso representa uma queda de 39% em comparação com a audiência de Mar do Sertão no mesmo período do ano anterior, que alcançou 22,2 pontos.
A Globo chegou a realizar um grupo de discussão, no qual comprovou que o público tem ficado confuso em relação ao tom da novela, que apesar de ser exibida na faixa das 18h, tem um tom cômico que se assemelha mais a obras exibidas às 19h na emissora. O detalhe é que a novela é um remake de um folhetim que foi exibido originalmente às 19h.
Terra e Paixão até tem flertado com os 30 pontos de média, hoje considerado um número razoável pela Globo, mas também não tem alcançado o sucesso usual das obras de Walcyr Carrasco e apresenta uma média inferior a alguma das últimas tramas do horário.
Fuga do público
Já Fuzuê, de Gustavo Reiz, também preocupa a emissora carioca, e uma força-tarefa foi iniciada para tentar reverter a situação, com direito a escalação de outro autor para assumir a história. Apesar disso, o desempenho do folhetim não é pior do que sua concorrente de 2022, Cara e Coragem, que foi considerado um fiasco. Até o momento, Fuzuê acumula uma média de 19,5 pontos, enquanto Cara e Coragem marcava 20,8 pontos.
Um estudo do Kantar Ibope indica que a queda na audiência das novelas está relacionada ao próprio afastamento do público da televisão, algo que afeta todos os canais. Em dezembro do ano passado, 60% dos televisores estavam ligados no horário das 18h, enquanto este ano esse número caiu para 50%.
A falta de audiência da Globo é sem sombra de dúvida as maldades de seus personagens.Enquanto o Brasil luta contra a violência um canal importante de televisão enaltece a mesma e isso é inadmissível.Não sei onde foi parar a competência de Walcir Carrasco,por exemplo;já escreveu boas estórias e com Terra e Paixão descambou.Se não melhorar essas novelas,colocá-las como entretenimento o público não vai mudar.Nós já estamos cansados da realidade fora das telas e ainda temos que aguentá-la dentro das telas?