Em Terra e Paixão, Dirceu (Eriberto Leão) descobre que sua sobrinha, Petra (Debora Ozório), armou um plano para colocá-lo na prisão. Furioso, o abusador tenta afogar a jovem numa cachoeira, mas ela é salva por Marino (Leandro Lima).
Tudo começa quando Marino convence Petra a atrair Dirceu para a cachoeira. A jovem, que já reuniu coragem para denunciar o abusador, concorda com o plano. O objetivo é fazer com que Dirceu confesse seus crimes, e para isso, Petra usa uma escuta eletrônica durante o passeio.
Dirceu começa a se aproximar de Petra, lembrando os momentos que passaram juntos debaixo d’água. “Você adorava quando a gente se abraçava debaixo d’água… E depois, a gente… Você sabe… Gostava, sim. Confessa que você está louca de saudade mim e dos meus abraços”, dirá ele.
Petra chora descontroladamente quando Dirceu se aproxima mais e insiste que ela sente saudades dele. “Você gostava, sim… Todas as meninas com quem eu brinco gostam… Agora chega de conversa e vem cá! Pra que se fazer de durona, sua bobinha?”, continuará o crápula.
Dirceu tenta afogar Petra
Quando Dirceu tenta tocá-la, Petra começa a se debater. Ela confronta Dirceu, revelando que agora se lembra dos abusos que sofreu quando era criança. Dirceu, então, confessa seus crimes, admitindo que abusou de Petra e de outras meninas: “Eu fazia, sim! E continuo fazendo! Porque elas adoram! Mas você, Petra, você sempre foi a minha predileta!”.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
Nesse momento, Petra começa a gritar por Marino. Percebendo que caiu numa armadilha, Dirceu tenta afogar a sobrinha, mas felizmente, o delegado chega a tempo de salvar Petra e prender Dirceu.
Vale ressaltar que Terra e Paixão é escrita por Walcyr Carrasco e tem direção artística de Luiz Henrique Rios. O elenco conta com nomes como os de Barbara Reis, Tony Ramos, Glória Pires, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Suzana Vieira, Paulo Lessa, Agatha Moreira, Débora Falabella, Rainer Cadete, Tatá Werneck, entre outros.