No desfecho de Mulheres Apaixonadas, Fernanda (Vanessa Gerbelli) continua a zelar por Salete (Bruna Marquezine) mesmo após a sua morte trágica. Durante a festa de formatura da escola, a pequena recebe uma revelação que transformará sua vida por completo: o resultado do teste de DNA confirma que a menina é filha biológica de Téo (Tony Ramos).
Com essa confirmação, finalmente Salete pode sair das mãos de sua avó, Inês (Manoelita Lustosa), que vinha explorando a garota e tenta levá-la embora. No entanto, Téo intervém, afirmando que agora quem toma as decisões sobre ela é ele. Salete escolhe ficar ao lado de Téo, abraçando o protagonista, emocionada ao ouvir que ele será seu pai.
“Você não queria ter um papai como todo mundo?”, questionará ele. “Queria que você fosse meu pai”, responderá ela. “Então… É isso! Vamos? Eu vou contar pra vocês essa história”, dirá Téo, reforçando o desejo da menina e a convidando para ir embora com ele, Lucas (Victor Cugula) e Laura (Carolina Kasting), com quem ele se acertou. Essa decisão deixa Inês atônita diante da cena.
Salete vê Fernanda no final de Mulheres Apaixonadas
Assim, no desfecho emocionante da trama, Salete, acompanhada por Téo e sua nova família, vê o espírito da mãe, Fernanda, que sorri ao ver a filha feliz ao lado de seu irmão, Lucas.
Veja também: próximos capítulos de Mulheres Apaixonadas
Esse momento final reforça a superação de Salete, finalmente encontrando a estabilidade e o amor paterno tão almejado, e Fernanda, mesmo após a morte, continua presente, zelando pelo bem-estar e felicidade da filha.
Escrita por Manoel Carlos e exibida originalmente pela Globo em 2003, Mulheres Apaixonadas conta no elenco com nomes como os de Tony Ramos, José Mayer, Christiane Torloni, Bruna Marquezine, Camila Pitanga, Marcello Antony, Giulia Gam, Regiane Alves, Dan Stulbach, entre outros.