Em Mulheres de Areia, um dos principais mistérios da trama envolve a morte de Wanderlei (Paulo Betti). A revelação sobre o assassino ocorrerá apenas nos capítulos finais da novela.
Vilma (Denise Milfont) e Raquel (Gloria Pires) são as responsáveis pelo homicídio de Wanderlei, agindo em busca de vingança pelo mal que ele causou às duas. O homem é encontrado morto em um quarto de hotel por Marcos (Guilherme Fontes), e a descoberta faz com que o empresário se torne o principal suspeito do crime.
Vilma é motivada pela promessa não cumprida de casamento feita por Wanderlei, com quem mantinha um caso mesmo sendo casada com um pescador de Pontal D’Areia. Sentindo-se desprezada, ela desfere uma pancada na cabeça do amante, causando sua morte. O laudo revela que a agressão foi a causa do óbito, não os tiros disparados por Raquel.
Raquel, por sua vez, entra no quarto após a agressão e, sentindo-se traída, atira em Wanderlei. No entanto, ele já estava morto devido à paulada de Vilma.
Ruth assume culpa para livrar Marcos da cadeia
A morte de Wanderlei gera o clássico mistério “quem matou?”, sendo que outros personagens são cogitados como possíveis culpados, como as gêmeas Ruth e Raquel, Donato (Paulo Goulart), vítima de chantagem por Wanderlei, e Virgílio (Raul Cortez).
Veja também: resumo dos capítulos de Mulheres de Areia
Marcos é considerado o principal suspeito, mas Ruth assume a autoria do crime para protegê-lo. Tonho da Lua (Marcos Frota), apaixonado por Ruth, sabe da inocência dela, mas a protagonista acaba sendo presa no lugar de Raquel.
Porém, no tribunal, Vilma comparece e revela a verdade, confessando que procurou Wanderlei por uma questão importante e que, após ser humilhada, o agrediu com uma garrafa, mas não disparou tiros. Assim, a confissão de Vilma inocenta Ruth, que é libertada das acusações.