Em Mulheres Apaixonadas, Marta (Marly Bueno) nunca aceitou que Cláudio (Erik Marmo) se relacionasse com mulheres de origem humilde, porém, acabará aprovando o casamento do filho com Edwiges (Carolina Dieckmann) nos últimos capítulos do folhetim escrito por Manoel Carlos. Por outro lado, a ricaça continuará sendo preconceituosa e se negará a fazer a festa de casamento para não ter que se misturar com os convidados da família da noiva.
“Vocês casam e viajam”, dirá Marta para Cláudio. Onofre perguntará o motivo e ela será rude: “não tenho condições de fingir duas vezes que eu estou feliz. Na igreja tudo bem… mas festa, ficar horas e horas comendo docinho e tendo que rir para todo mundo como se esse casamento fosse a realização de um sonho… aí já é demais“, falará a dondoca.
Onofre insistirá em fazer a festa. Cláudio, chateado, dirá que quando terminar o casamento partirá com a esposa para um hotel e, no outro dia, viajarão. A personagem de Marly Bueno continuará insultando: “depois com o nível dos convidados e da família da noiva, ia ser uma misturada horrível. Micos e vexames para o Rio de Janeiro dar risada por anos e anos. Cada macaco no seu galho. A cantineira lá e eu aqui, sem misturas”, disparará.
Cláudio chamará atenção de Marta: “um dia, mãe, você ainda vai perceber que não é melhor do que ninguém”, bradará o rapaz. A ricaça, então, refletirá: “claro, quando eu morrer certamente ficará provado, pois vou apodrecer como qualquer mortal, mas enquanto eu estiver viva, mantenho as diferenças”, concluirá a vilã.
A novela foi escrita por Manoel Carlos e protagonizada por Christiane Torloni, José Mayer, Tony Ramos, Susana Vieira, Giulia Gam, Marcello Antony, Helena Ranaldi e Dan Stulbach, em 203 capítulos originais.