Em Mulheres Apaixonadas, em reprise no Vale a Pena Ver de Novo, Santana (Vera Hortz) conseguirá virar o jogo e procurará um tratamento para combater seu vício em bebida alcóolica. No último capítulo, a professora aparecerá feliz lidando com sua doença e apaixonada após finalmente conquistar seu grande amor. ção,
“É difícil admitir que a gente sofre dessa doença. E também tem a questão do preconceito, né? Porque tem tá de fora, acha que é falta de vergonha na cara, que é falta de vontade. Mas não é nada disso!”, dirá Santana, ao deixar a clínica. Ela também falará que alcoolismo é uma doença, e infelizmente não tem cura.
“Quem sabe, um dia, a ciência descobre (a cura). Mas enquanto esse dia não chega, é preciso aprender a conviver com a recuperação. Isto é: sem beber. E é o que eu vou fazer, somente por hoje, um dia de cada vez!”, falará a personagem de Vera Hortz para a diretora da clínica de reabilitação. “olha, eu sempre acreditei que você ia aproveitar essa oportunidade”, falará a profissional. “Eu não podia perder”, responderá Santana.
Para seguir em frente, Santana contará com a ajuda não apenas dos amigos, mas também de um grande amor. No desfecho, ela ficará com Lobato, por quem sempre nutriu uma paixão escondida. A docente estará disposta a fazer com que os porres se tornem coisas do passado.
A novela foi escrita por Manoel Carlos e protagonizada por Christiane Torloni, José Mayer, Tony Ramos, Susana Vieira, Giulia Gam, Marcello Antony, Helena Ranaldi e Dan Stulbach, em 203 capítulos originais.