A Globo está intensificando suas mudanças em Fuzuê, a atual novela das 19h, que tem enfrentado baixos índices de audiência. O experiente autor Ricardo Linhares está liderando os esforços para reverter a atual situação do folhetim. As mudanças no enredo e na narrativa serão mais perceptíveis ao público na próxima semana.
A primeira alteração feita por Linhares diz respeito ao ritmo da novela. A emissora carioca solicitou uma narrativa mais dinâmica, com cenas mais ágeis. O texto da novela é bem avaliado internamente, sobretudo as piadas e as referências aos antigos folhetins da faixa.
No entanto, a Globo identificou que a parte da trama principal, relacionada ao tesouro de Maria Navalha (Olívia Araújo), estava arrastada e não estava cativando a audiência. Linhares fez uma redução significativa nesse enredo.
Outro investimento feito pelo supervisor foi nas rivalidades entre as protagonistas Luna (Giovana Cordeiro) e Preciosa (Marina Ruy Barbosa). O jogo de gato e rato entre elas, que já era elogiado, será intensificado nos próximos capítulos da trama.
Mais mudanças na trama
Bebel (Lilia Cabral) também ganhará mais destaque. Linhares percebeu o potencial da personagem e seu drama para conquistar a aceitação do público. No âmbito musical, uma nova adição será Talita Younan, que entrará na trama como a cantora sertaneja Selena Chicote, formando uma dupla com Jefinho Sem Vergonha (Micael Borges).
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Fuzuê
O autor principal da novela, Gustavo Reiz, e o diretor, Fabrício Mamberti, no entanto, não parecem estar incomodados com as intervenções, pelo contrário: segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, os profissionais estão otimistas com a chegada de Linhares e esperam que os números de audiência melhorem até o final do ano.
Vale ressaltar que Fuzuê tem uma média de 20,3 pontos na Grande São Paulo. Essa audiência é menor do que a das novelas Cara e Coragem (2022) e Quanto Mais Vida, Melhor (2021), que marcaram 20,7 e 20,5 pontos, respectivamente, e foram consideradas grandes fracassos na Globo. A emissora busca reverter essa situação e recuperar sua audiência no horário das 19h o quanto antes.