Em Terra e Paixão, o processo de recuperação de Andrade (Ângelo Antônio) tem gerado muito debate. Parte do público concorda com a sua redenção aparentemente gratuita, enquanto outros acreditam que ele deveria enfrentar consequências mais graves pelas agressões físicas e os abusos psicológicos cometidos contra sua família.
E nos próximos capítulos da trama, Andrade fica à beira de uma recaída ao descobrir que Lucinda (Débora Falabella) e Marino (Leandro Lima) estão planejando se casar. Essa notícia é devastadora para o homem, pois ele já expressou o desejo de reconquistar o coração de sua esposa, mesmo depois de ter beijado Gladys (Leona Cavalli) e agradecido por toda a ajuda da diretora da escola nesse seu processo de regeneração.
A trajetória de Andrade em Terra e Paixão começou com ele sendo retratado como um homem agressivo, perturbado por uma constante desconfiança em relação à esposa. Ele a submeteu a agressões físicas que causaram ferimentos e a humilhou, além de criar um ambiente de medo para seu filho Cristian, que já sofria com o bullying na escola.
Andrade não desiste de Lucinda
Eventualmente, Andrade buscou ajuda e entrou em um grupo de apoio para tratar seu alcoolismo. No entanto, suas ações passadas continuam a assombrá-lo, e a notícia do noivado de Lucinda com Marino o abala profundamente. Inicialmente, ele não consegue reagir ao anúncio e fica paralisado.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
Porém, mais tarde, Andrade já começa a pensar em maneiras de recuperar o amor de sua esposa e evitar perdê-la para sempre. Enquanto isso, Gladys tenta apagar as ilusões que tinha em relação a ele.
Vale ressaltar que Terra e Paixão é escrita por Walcyr Carrasco e tem direção artística de Luiz Henrique Rios. O elenco conta com nomes como os de Barbara Reis, Tony Ramos, Glória Pires, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Suzana Vieira, Paulo Lessa, Agatha Moreira, Débora Falabella, Rainer Cadete, Tatá Werneck, entre outros.