Em Mulheres de Areia, um dos principais mistérios da trama envolve a morte de Wanderlei (Paulo Betti). E a responsabilidade por seu assassinato recai sobre Vilma (Denise Milfont) e Raquel (Glória Pires.)
As duas unem forças para cometer o homicídio, sendo motivadas por diferentes razões. Vilma, após ser desrespeitada e humilhada por Wanderlei, que a havia prometido em casamento e mantinha um caso com ela, decide se vingar. Para executar o plano, ela acerta um golpe na cabeça do cafajeste no início da cena do crime.
Mais tarde, quando Raquel se envolve na situação, ela atira em Wanderlei, após ser abandonada pelo homem e ter revelado a ele a tentativa de Ruth de assumir sua identidade. As lembranças da noite em que Wanderlei a deixou do lado de fora do quarto, implorando para entrar, é o que levam a vilã a cometer o crime.
Vilma confessa crime
Apesar de outras pessoas serem inicialmente apontadas como suspeitas da morte, como Marcos (Guilherme Fontes), Ruth, Donato (Paulo Goulart) e Virgílio (Raul Cortez), a verdade sobre o crime só é revelada mais tarde. Ruth chega a assumir a culpa para proteger Marcos, mas a condenação de seu amado faz com que ela esclareça o verdadeiro culpado no tribunal.
Veja também: resumo dos capítulos de Mulheres de Areia
Vilma comparece ao tribunal e confessa que entrou no hotel pela porta dos fundos, sem ser vista por ninguém. Um flashback mostra como ela implorou a Wanderlei para se casar com ela e como ele zombou de seus sentimentos antes de ser atacado.
Vilma admite que bateu em Wanderlei com uma garrafa na cabeça, inocentando assim Ruth das acusações e revelando que ela foi a verdadeira autora do assassinato, mas deixa claro que não foi a responsável por atirar nele.