Um dos momentos mais marcantes de Mulheres de Areia será quando a verdadeira Raquel (Glória Pires) reaparecerá viva e planejando o seu retorno definitivo à casa da família Assunção. Ruth fica completamente surpresa, uma vez que acreditava que sua irmã estava morta e foi forçada a assumir sua identidade.
Além disso, o retorno de Raquel ameaça destruir o que a mocinha conquistou ao lado de Marcos (Guilherme Fontes), uma vez que a vilã está disposta a fazer de tudo para retomar o lugar que considera seu por direito.
Inicialmente, Ruth estará retornando de uma viagem com o mocinho quando, ao entrar na mansão da família Assunção, se depara com Raquel. O choque é evidente, já que Ruth acreditava que sua irmã havia morrido. Ela fica paralisada por alguns minutos antes de se aproximar de Raquel para abraçá-la e expressar sua surpresa.
A primeira pergunta que Ruth faz é sobre como isso aconteceu, onde Raquel estava todo esse tempo. Raquel, responde com calma e não perde a oportunidade de já provocar Ruth, questionando onde ela aprendeu a beber. “E o pai e a mãe, eles já estão sabendo?“, perguntará Ruth. Raquel responde que eles já sabem e promete contar tudo mais tarde.
Raquel faz acusação
Ainda sem pensar nas consequências que poderá enfrentar, Ruth parece aliviada ao ver Raquel viva. Raquel pergunta sobre Marcos, querendo saber se ele já chegou. Ruth conta que o mocinho voltou ao aeroporto, pois esqueceram as malas lá.
Veja também: resumo dos capítulos de Mulheres de Areia
Nesse momento, Raquel observa um relógio que Ruth está usando e tira-o do braço de sua irmã, comentando que ficou aliviada que Ruth tenha guardado o relógio para ela. A megera, no entanto, não perde tempo de destilar o seu veneno e acusa Marcos de bigamia. “Mas é verdade, a gente tem que dar nomes aos bois (…) Isso não muda o fato de ele estar com duas mulheres”, dirá a vilã.