Elas por Elas traz uma trama com um mistério envolvendo Ísis (Rayssa Bratillieri) e Giovanni (Filipe Bragança), filhos das rivais Adriana (Thalita Carauta) e Helena (Isabel Teixeira). Apesar do forte sentimento que eles têm um pelo outro, o casal precisam controlar sua paixão, já que há um risco de serem filhos do mesmo pai, Jonas (Mateus Solano).
No entanto, na versão original da novela, escrita por Cassiano Gabus Mendes, a história do casal tinha algumas diferenças. Na trama de 1982, a história envolvendo Ísis e Giovanni girava em torno de uma troca na maternidade realizada pelo pai de Helena, Miguel (Mario Lago).
O motivo por trás dessa ação era o desejo de Miguel de ter um neto homem que pudesse assumir os negócios da família. Como parte desse segredo, ele foi chantageado por Eva (Nathalia Timberg), uma enfermeira que trocou os bebês na maternidade.
A trama original explorou essa chantagem de Eva a Miguel, que manteve seu silêncio para proteger sua imagem e seus segredos. Como parte da chantagem, Eva se tornou a governanta da família e se infiltrou em suas vidas.
Mudanças no remake
Na nova versão de Elas por Elas, os autores Alessandro Marsson e Thereza Falcão modificaram a trama para ficar mais de acordo com os tempos atuais. Acontece que a troca de bebês de sexos diferentes tornou-se inviável atualmente.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Elas Por Elas
Portanto, eles decidiram criar uma dúvida em relação à paternidade de Giovanni, deixando em aberto a questão de se ele é realmente filho de Jonas ou não. Essa dúvida é gerada pelo fato de que Helena usou sua gravidez como parte de um plano para “roubar” o noivo de Adriana, o que gera questionamentos sobre a verdadeira paternidade de Giovanni.
O enredo manteve a subtrama da chantagem, mas com algumas adaptações. O pai de Helena, agora chamado Sérgio (Marcos Caruso), ainda guarda segredos do passado. Miriam (Paula Cohen) desempenha o papel da enfermeira que conhece toda a verdade e entra na vida de Sérgio, abalando suas estruturas.