Como o Resumo das Novelas já informou, bandidos invadirão a mansão dos Athayde em busca de assaltar a família em Segundo Sol. Essa invasão causará muita confusão, com os envolvidos tentando fugir, mas sem sucesso. Em determinado momento do assalto, Severo (Odilon Wagner) conseguirá pegar uma faca e libertar todo mundo. O plano do vilão, no entanto, dará errado, e os bandidos conseguirão dar a volta por cima e terão todas as vítimas sob controle novamente.
Durante todo o assalto, os bandidos insistirão para que a família libere o “ouro”, já que nem imaginam que eles estão pra lá de falidos. No local, estarão Severo, Zefa (Claudia di Moura), Karen (Maria Luisa Mendonça), Roberval (Fabrício Boliveira), Edgar (Caco Ciocler) e Rochelle (Giovanna Lancellotti). Aproveitando a desatenção dos bandidos, o patriarca da família conseguirá pegar uma faca sobre a mesa e a esconder.
Os ladrões, na sequência, decidirão colocar todo mundo no quarto de Zefa. “Vai todo mundo pro quartinho lá atrás até abrirem o bico, e a gente termina de revirar a casa”, dirá um deles. Eles deixarão a família trancada no quarto e sairão com o propósito de vender um dos carros da mansão.
“Que horror, meu Deus, que horror”, comentará Edgar. “Tem que fazer um descarrego nessa família, é falência, doença, assalto”, dirá Rochelle. Será aí que Severo revelará o que estará escondendo. “Escuta aqui, consegui pegar uma faca, a gente pode tentar se livrar”, dirá ele, falando baixinho e mostrando o objeto.
Com a faca, com muita dificuldade, ele conseguirá cortar a corda que amarra Karen. A partir daí, em efeito cadeia, Karen desamarrará Edgar, que conseguirá soltar Roberval e assim sucessivamente. “Essa é a hora da gente se unir”, comentará o ex-motorista vingativo. “Isso! Vamos conseguir fugir!”, dirá Severo.
O negócio com o carro da família não dará certo, e os bandidos resolverão voltar ao quarto onde deixaram as vítimas presas. Eles estarão no local na mesma posição em que estavam amarrados, como se nada tivesse acontecido, prontos para “dar o bote”.
Assim que um dos ladrões entra no local, Edgar agirá rapidamente e dará uma gravata nele, enquanto Roberval o segurará. O bandido chutará um objeto, o que fará com que os outros escutem e entrem no local, apontando armas. Severo será rápido e pegará um deles e pressionará a faca contra sua garganta.
“Ou vocês deixam a gente ir embora ou eu mato o amigo de vocês“, dirá o empresário falido. “Abaixa essa arma, cara”, pedirá Roberval ao bandido armado. “Tô falando sério, eu mato seu amigo”, insistirá Severo. “Pode matar, é menos um idiota no mundo”, dirá um dos bandidos.
+Aguinaldo Silva revela que escreveu novela duvidando de sua própria capacidade
“A gente não tá brincando, rapaz”, retrucará Edgar perante a indiferença dos criminosos. “Nem eu, mané, tu acha que vida de bandido tem valor? Pode furar o cara, vai velho, fura logo”, retrucará o bandido. Severo desistirá ao ver que eles não cederão.
“Ninguém aqui tem coragem de sangrar ninguém… o velho aí é bandido mas de outra espécie, né não, bandido de colarinho branco”, dirá o ladrão. Ele dará uma cotovelada em Edgar, que cairá no chão se contorcendo. Assim, reassumirão o controle do assalto.
Ele dirá que não estão para brincadeira e questionarão quem pegou a faca. Rochelle afirmará que foi ela, mas Severo assumirá a autoria ao ver a neta prestes a morrer. “Fui eu! Eu que peguei a faca. Essa tentativa de rebelião também foi idéia minha. Podem me matar, eu mereço mesmo pagar por todos os meus erros, que seja assim”, dirá.
“Não, Severo, não! Tenham piedade, eu imploro”, dirá Zefa, desesperada. “Severo não vai mais tentar nada, não é, Severo?”, questionará Roberval. “O velho vem comigo, quero a chave do carro… vocês dois amarrem a cambada aí, a gente dá cabo do velho no caminho… bora se mandar“, cravará o bandido.
Ele sairá levando Severo, enquanto os outros dois empurrarão todo mundo para o chão. “Todo mundo no chão, quietinho, mãozinha pra trás ou bala na cabeça”, dirá um deles.
+ Segundo Sol: resumo dos próximos capítulos