Após conseguir ser resgatada com vida das águas de Pontal D’Areia, depois do acidente de barco sofrido, Ruth (Glória Pires) finalmente despertará e logo ficará sabendo que Raquel (Glória Pires) desapareceu e foi dada como morta na reprise de Mulheres de Areia. Desesperada, a gêmea boa ainda se verá obrigada por Da Lua (Marcos Frota) a se passar pela própria irmã com o objetivo de acalentar o coração de Marcos (Guilherme Fontes) na trama de Ivani Ribeiro.
Apesar de ser contra a ideia, a protagonista não vai ter querer algum quanto a isso, já que Tonho e Floriano (Sebastião Vasconcelos) vão obrigá-la a assumir a identidade da parente diante da família Assunção, já que ela estará com a aliança de casamento da megera em seu dedo esquerdo. Depois, o público verá Ruth já na casa dos ricaços surpreendendo Clarita (Susana Vieira) com o seu comportamento estranho. “Eu não quero. Eu não posso”, disparará Ruth.
“O Marcos tá aí. Ele veio do escritório assim que soube que você tinha acordado. E, bom, ele entrou no quarto, você já tava dormindo de novo, porque você tava muito agitada e a Arlete [Thaís de Campos] aplicou um calmante em você. O Marcos tá muito preocupado, Raquel. Aliás, todos nós”, justificará a esposa de Virgílio (Raul Cortez), pensando que está falando com a vilã.
++ resumo dos próximos capítulos de Mulheres de Areia
“Não quero ver ninguém não. Não quero ver ninguém”, continuará a repetir a filha de Isaura (Laura Cardoso). “Não fica nervosa, não, Raquel. Olha, eu sei como você tá se sentindo. Você gostava da sua irmã, mas agora a gente tem que cuidar da sua saúde. Você é muito importante para o Marcos, Raquel. Se alguma coisa acontecer a você, ele vai sofrer demais”, rebaterá a mãe de Malu (Vivianne Pasmanter).
Minutos depois, Marcos entrará no quarto onde a amada se encontra e lamentará pelo ocorrido. No entanto, Ruth perderá o controle de si. “Sai daqui. Eu quero ficar sozinha. Isso é muito cruel e eu não vou aguentar. Por que não fui eu que morri, meu Deus?”, soltará ela. “Mãe, por favor, chama o médico”, pedirá o loiro, que não entenderá tal atitude.