Em Mulheres Apaixonadas, Fernanda (Vanessa Gerbelli) e Téo (Tony Ramos) serão baleados e ficarão gravemente feridos. Os dois, então, serão levados para um hospital, onde se submeterão a uma cirurgia para a retirada da bala. Enquanto o músico ficará fora de perigo, a mesma coisa não acontecerá com a mãe de Salete (Bruna Marquezine), que cada vez mais ficará frágil e prestes a falecer.
Em um de seus momentos finais de vida, Fernanda receberá a visita de um padre e pedirá para se confessar. O religioso, por sua vez, começará a conversar com a jovem: “será que Deus me perdoa de todos os pecados que eu cometi?”, indagará a jovem. “Deus é piedade e amor. Perdoa os que sofrem e os que se arrependem”, responderá o homem.
Em seguida, Fernanda perguntará ao padre: “será que ele perdoa uma mãe que abriu mão de um filho?”, falará ela, se referindo a Lucas (Victor Cugula). “Deus é misericórdia e compaixão”, dirá o religioso. Ela, mesmo muito fraca, chorará bastante. Ele se aproximará dela e ouvirá todos os pecados que ela já cometeu na vida.
A novela foi escrita por Manoel Carlos e protagonizada por Christiane Torloni, José Mayer, Tony Ramos, Susana Vieira, Giulia Gam, Marcello Antony, Helena Ranaldi e Dan Stulbach, em 203 capítulos originais.