Desde que Terra e Paixão estreou na Globo, o papel de Aline, protagonizada por Barbara Reis, tem sofrido com algumas críticas. Propositalmente ou não, sua participação ficou menos evidente, uma vez que outros núcleos tem engolido a personagem na trama escrita por Walcyr Carrasco. Barbara, inclusive, chegou a se manifestar a respeito da situação dizendo que confia no seu trabalho e que as críticas não a ofendem.
Inicialmente, o nome de Barbara Reis não foi pensado para ser a protagonista da novela. Num primeiro momento, Agatha Moreira, que já havia trabalhado em outras obras com Walcyr Carrasco, foi cogitada para interpretar a personagem Aline, mas foi remanejada para viver a Graça. Devido uma questão de representatividade racial imposta pela emissora em incluir personagens negros em papeis principais, a atriz perdeu o papel.
Antes de Walcyr alterar a raça da protagonista para uma mulher negra, outras atrizes brancas foram chamadas para ocupar o papel protagonico que seria de Agatha Moreira. Selecionamos abaixo os nomes e o motivo de não terem aceitado o convite.
Alice Wegmann chegou a ser cogitadas para o papel, porém a primeira recusou o convite para se dedicar a série Rensga Hits! e as gravações da segunda temporada da série Justiça. Caroline Dallarosa, que passou por novelas como Malhação e Além da Ilusão, também disputou o papel, mas acabou sendo descartada do elenco por ser considerada inexperiente.
Por fim, com a etnia da personagem definida, Erika Januza e Larissa Nunes foram os primeiros nomes cotados pela produção, porém, de última hora, Bárbara Reis foi escolhida para o posto após o autor e o diretor Luiz Henrique Rios assistirem seu desempenho em Todas as Flores.
Apesar da rejeição de Barbara Reis em Terra e Paixão, a novela já conseguiu subir os índices de audiência da faixa – embora não seja o esperado pela emissora. Estima-se, segundo rumores, que a atração finalize com 221 capítulos, ou seja, deve acabar em janeiro de 2024. A data certa ainda será divulgada pela emissora.
A novela é escrita por Walcyr Carrasco e estrelada por Bárbara Reis, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Tony Ramos, Glória Pires, Agatha Moreira, Débora Falabella e Paulo Lessa. A direção geral é de João Paulo Jabur e direção artística, de Luiz Henrique Rios.