Em Terra e Paixão, Caio (Cauã Reymond) levará Aline (Bárbara Reis) a cair em um grande golpe, mesmo que de forma involuntária. Acontece que a protagonista revela a ele que Vinicius (Paulo Rocha) a propôs uma parceria para explorar pedras preciosas em suas terras.
No entanto, essa proposta é na verdade uma armadilha elaborada pelo geólogo, em conluio com Irene (Gloria Pires), com o objetivo de se apossar da fortuna da jovem. Vinicius apresenta a Aline um plano no qual ele arcará com todos os custos do processo de exploração das pedras preciosas, desde que eles dividam os lucros pela metade posteriormente.
Aline inicialmente rejeita a ideia de Vinicius, mas Caio acha a proposta interessante e sugere que essa parceria pode ser uma solução para seus problemas. Aline pede a Rodrigo (Maicon Rodrigues) um advogado de confiança, que investigue o passado de Vinicius para verificar se ele é uma pessoa confiável.
Aline é convencida por Caio a aceitar parceria com Vinícius
Algum tempo depois, Rodrigo informa a Aline e Caio que não encontrou nenhuma restrição relacionada ao nome ou CPF de Vinicius e que ele não é réu em nenhum processo. No entanto, ele ressalta que não pode fazer uma avaliação do caráter de Vinicius com base em informações legais.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
Caio, então, incentiva Aline a fechar o acordo de sociedade com Vinicius, argumentando que tudo será devidamente estabelecido em contrato e que ela terá o controle sobre as decisões. “Aline, essa é uma oportunidade que não dá para desperdiçar. Eu acho que você deve, sim, aceitar ser sócia do Vinícius!”, falará o mocinho, ingênuo.
Aline, no entanto, continua desconfiada e preocupada com as possíveis consequências dessa parceria. Porém, apesar das dúvidas, ela acabará sendo convencida por Caio e decide aceitar a proposta de Vinicius para ser sua sócia na exploração das pedras preciosas.