Em Mulheres Apaixonadas, Santana (Vera Holtz) voltará a beber e se meterá numa situação complicada. Nos próximos capítulos, ela participara de uma festa na casa de César (José Mayer) com os outros professores e, por lá, não resistirá ao ver uma garrafa de álcool. Na sequência, ela pegará a garrafa e se trancará no banheiro para bebê-la toda. Adelaide notará a ausência da amiga, resolverá procurá-la pela casa do médico e a encontrará cometendo o deslize.
“Quer largar do meu pé?”, pedirá Santana, já bêbada e segurando a porta para a amiga não entrar. Adelaide, no entanto, empurrará com toda sua força e conseguirá entrar no banheiro: “Você está de porre, né?”, perguntará. Santana negará. “Onde é que está a garrafa?”, indagará Adelaide. Santana mostrará a garrafa e ainda será irônica: “acho que ainda tem gole, aproveita e bebe”, dirá.
Revoltada, Adelaide dirá que tem vergonha de Santana. Já a personagem alcoólatra rebaterá: “Eu tenho vergonha de quem não bebe! Eu tenho vergonha dos politicamente corretos e donos da verdade! Ah, chega de conversa. Eu vou comer”, falará. Adelaide impedirá que Santana saia do banheiro para que Helena (Christiane Torlone), que também estará na festa, não veja a professora nesse estado.
Santana, desaforada, dirá que não está se importando: “que dane-se a Helena”, gritará dentro do banheiro. Já Adelaide agarrará Santana pelos cabelos para ela lavar o rosto e melhorar do porre: “lava esse rosto agora!”, forçará a mulher, jogando água na cara da veterana.
A novela foi escrita por Manoel Carlos e protagonizada por Christiane Torloni, José Mayer, Tony Ramos, Susana Vieira, Giulia Gam, Marcello Antony, Helena Ranaldi e Dan Stulbach, em 203 capítulos originais.