Hélio (Rafael Vitti) não conseguirá segurar sua língua diante da pressão que sofrerá de Caio (Cauã Reymond) e Luigi (Rainer Cadete) e, dessa forma, trairá a confiança de Petra (Debora Ozório) em Terra e Paixão. Isso porque ele abrirá o jogo e contará aos dois acerca do segredo do passado envolvendo a moça: o de que a garota foi abusada sexualmente e que, por essa razão, teme em fazer sexo com o marido na trama de Walcyr Carrasco.
A atitude do loiro, por sua vez, acabará resultando no espalhamento da notícia, uma vez que Caio e Luigi revelarão a fofoca a Antônio (Tony Ramos), que passará a pressionar a filha com o objetivo de obter mais detalhes sobre o assunto. E tudo acontecerá quando o rapaz decidir ajudar a amante em uma crise no meio da estrada. Na ocasião, o casal terá ido realizar um passeio, sendo que ela colocará na cabeça que está sendo seguida e, então, vai querer ir para sua casa imediatamente.
Ao chegar lá, a filha de Irene (Glória Pires) chorará e logo avisará aos familiares que estava com Hélio. Nisso, os personagens de Cauã Reymond e Rainer Cadete farão questão de procurar o funcionário da cooperativa para tirar satisfações com ele, que dará a deixa: “A Petra tem um problema emocional sério, causado por um trauma do passado”, soltará o engenheiro.
++ resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
“Mas que trauma é esse da Petra?”, vai querer saber Caio, chocado. Depois, Hélio tentará convencê-los a perguntar isso para ela, mas, como não terá sucesso, falará aquilo que sabe. “A Petra sofreu abuso sexual quando era criança”, disparará ele, sem entrar muito em detalhes.