Marta (Marly Bueno) não vai gostar nada de saber que Cláudio (Erik Marmo) anda saindo com Gracinha (Carol Castro) na reprise de Mulheres Apaixonadas, no Vale a Pena Ver de Novo. Dessa forma, a dondoca logo tratará de avisar a Celeste (Sheila Mattos) que não quer que o filho se relacione com a morena, uma vez que ela não esconderá o seu preconceito diante disso na trama de Manoel Carlos.
“Convém não ficarem tão próximos. Nunca se sabe o que pode acontecer”, soltará a personagem de Marly Bueno, em cenas previstas para irem ao ar no próximo dia 23. “Mas eles estão na fase de se divertir, aproveitar”, justificará a funcionária. “Desde que percebam a diferença entre eles. Eu não queria ser forçada a tocar nesse assunto, mas não me agrada que a relação desses dois passem da mesa para a cama”, reforçará a preconceituosa.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mulheres Apaixonadas
Em seguida, a empregada retrucará: “Pelo amor de Deus, Dona Marta. Eles são apenas amigos”. “A Gracinha vive enfiada no quarto do Cláudio. Eu percebi isso. Eu podia falar com ela, mas eu prefiro que você faça isso”, mandará a megera. “Eu não sabia que isso estava acontecendo, mas como a senhora está me falando, vou conversar com ela”, garantirá a serviçal.
O preconceito
“Veja bem, não podemos ignorar as diferenças entre eles, mesmo sabendo que existem semelhanças”, afirmará a esposa de Onofre (Serafim Gonzales). Sem entender, a mãe de Gracinha ainda ouvirá: “Acha que Deus, se quisesse mesmo que nós, seres humanos, fôssemos iguais, teria feito negros e brancos?”, disparará a racista, que, em seguida, sentenciará:
“Para ele, um Deus, nada mais fácil do que fazer todos da mesma cor. O que estou querendo dizer é que, apesar de todos nós termos dois olhos, uns enxergam melhor que os outros. Apesar de todos termos uma boca, uns comem, outros não. São as diferenças e temos que respeitá-las”.