Em Mulheres de Areia, não é segredo para ninguém que Isaura (Laura Cardoso), aparentemente, tem mais apego com Raquel (Glória Pires), mesmo a filha fazendo maldades e causando transtorno com as pessoas. Por outro lado, com Ruth é diferente. A mocinha sempre se virou sozinha e, apesar de fazer boas ações, não tem esse carinho especial da mãe.
No decorrer dos capítulos de Mulheres de Areia, o público acompanhará Isaura “passando pano” em todas as malandragens de Raquel. Na realidade, a gêmea má sempre manipulou sua mãe, fazendo-a acreditar que suas ações são justificáveis. Por isso, a senhora, ingênua, fica “cega” com a verdadeira face da filha. Já Floriano sabe que a gêmea não é flor que se cheire e não vê as atitudes da filha com bons olhos.
Isaura também sempre admira a forma como Raquel resolve sua vida, embora de uma forma duvidosa. Após se casar com Marcos (Guilherme Fontes), a personagem de Laura Cardoso vê uma forma de sair da pobreza com a ajuda da jovem. Aliás, a megera chegará até a presentear sua mãe com uma casa nova.
Isaura nunca gostou de ter a vida que tem com o marido Floriano. O sonho da senhora é largar a vida na casinha humilde para conseguir viver bem em outro lugar, longe de tanta pobreza e dos pescadores do litoral. Com isso, Ruth acaba ficando sempre na segunda opção. Mas esse cenário vai mudar no final da novela após a esposa de Floriano perceber que a gêmea má não vale nada.
Criada e escrita por Ivani Ribeiro, a trama, de 203 capítulos, é protagonizada por Glória Pires, Guilherme Fontes, Marcos Frota, Raul Cortez, Susana Vieira, Viviane Pasmanter, Humberto Martins e Sebastião Vasconcelos.