Em Mulheres Apaixonadas, Helena (Christiane Torloni) vai descobrir que Teo (Tony Ramos) e Fernanda (Vanessa Gerbelli) são os pais biológicos de Lucas (Victor Cugula) e ficará chocada. A revelação, no entanto, se dará de uma forma bastante dolorosa, já que a ex-garota de programa estará entre a vida e a morte após ser baleada.
A princípio, Téo dará carona para Fernanda e, no meio do caminho, o casal ficará preso no trânsito. Em seguida, eles perceberão que não se trata apenas de um engarrafamento comum, mas de uma perseguição policial. Com medo, ambos decidirão sair do carro para se esconderem em um local seguro.
Na sequência, Fernanda tentará escapar se abaixando entre os carros até alcançar uma calçada, mas tudo dará errado. Téo, que vem logo atrás, tentará protegê-la, mas será atingido por uma bala perdida. Fernanda se desesperará ao ver Téo caído no chão, tentará voltar para ajudá-lo e receberá dois tiros, um no peito e outro no ombro.
Em capítulos seguintes, já no hospital, Fernanda pedirá para Helena vê-la. Em seus minutos finais de vida, a jovem confessará toda a verdade nas estrelinhas: “Eu não queria que ele contasse porque eu tinha medo que você deixasse de amar o meu filho”, dirá. Helena ficará assustada: “seu filho? Seu e do Téo?”. Com poucos minutos de vida, ela implorará: “promete que você vai continuar amando o meu filho como se ele fosse seu? Promete?!”.
Helena olhara fixamente no folho de Fernanda: “Prometo! Vou continuar amando o meu filho”, falará. Nesse minuto, a personagem de Vanessa Gerbelli ficará cada vez mais fraca e as enfermeiras chegarão para acudi-la. Salete (Bruna Marquezine) gritará ao perceber que sua mãe está morrendo. “Eu te amo!”, dirá a garotinha, que verá sua mãe morrer diante dos seus olhos.